Aplicação do Marketing Relacionado a Causas para a conservação da biodiversidade

A iniciativa de Marketing Relacionado a Causas – MRC foi implementada em 2003 pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS e surgiu com a finalidade de promover alianças estratégicas entre empresas e Organizações da Sociedade Civil - OSC, estimulando o investimento social e mobilizando consumidores e toda sociedade a contribuírem com diferentes causas sociais e ambientais.

Marketing Relacionado a Causas, Marketing, Biodiversidade, natureza, conservação, parceria ong empresa privada, conservação ambiental, instituto ipe, sandalias havaianas, meio ambiente, ongO MRC é então definido como uma parceria comercial entre empresas e Organizações da Sociedade Civil que utiliza o poder das suas marcas em benefício mútuo (Mais informações aqui).

Para conservação da biodiversidade, empregando este tipo de marketing, destacam-se as parcerias realizadas entre o Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ* com diferentes empresas de variados ramos. 

Batizado de Negócios Sustentáveis, estas parcerias tem propiciado para o Instituto a geração de recursos para a restauração florestal, trabalhos de pesquisas sobre espécies ameaçadas, engajamento do trabalho voluntariado e divulgação das espécies da fauna brasileira. Em contrapartida, as empresas agregam valor à sua marca, expressando sua responsabilidade socioambiental, podendo adquirir novos clientes.

Estas parcerias entre o IPÊ e empresas privadas têm dado muito certo. Com o recurso, já foram plantadas milhares de árvores, investiu-se em projetos de monitoramento de espécies ameaçadas de extinção como a Onça Pintada e o Mico-leão-preto, mostrando que é possível associar causas socioambientais a negócios privados e contribuir para a conservação da natureza.

E você, o que acha da utilização deste tipo de mecanismo para a conservação da biodiversidade? Tem conhecimento de outras instituições ou empresas que adotam o Marketing Relacionado à Causas para conservação da natureza?

*IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas têm mais de 20 anos de fundação e desenvolve atividades pesquisa de espécies ameaçadas, educação ambiental, restauração de habitats, envolvimento comunitário com desenvolvimento sustentável, conservação da paisagem e envolvimento em políticas públicas.
Aplicação do Marketing Relacionado a Causas para a conservação da biodiversidade Aplicação do Marketing Relacionado a Causas para a conservação da biodiversidade Reviewed by Dianes G. Marcelino on 11:09 Rating: 5

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa implementada pelo IDIS. Desta forma as empresas agregam valor à sua marca e ainda valorisam a biodiversidade. Parabéns pelo post! Abs, Marcelo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.