Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe e correspondem ao
mapeamento das áreas de degradação florestal na Amazônia Legal para os anos de 2011, 2012 e 2013 realizada pelo projeto DEGRAD. No total, o desmatamento da floresta amazônica atingiu 38,7 mil Km² em 3 anos.

Degradação florestal Amazônia Legal - INPE, desmatamento floresta amazônica, desmatamento, amazônia, floresta amazônica, floresta, perda de cobertura vegetalDiferente de outros projetos de monitoramento do INPE, o DEGRAD tem como objetivo identificar áreas que estão expostas à degradação florestal progressiva, pela exploração predatória de madeira, com ou sem uso do fogo, mas que ainda não foram convertidas em pastagens ou cultivo agrícolas.

As áreas que apresentavam algum estágio de degradação nos anos de 2011, 2012 e 2013, corresponderam, respectivamente, a 24.650 Km², 8.634 Km² e 5.434 Km². No período analisado, os três estados que apresentaram os maiores índices de degradação florestal foi Mato Grosso, Pará e Maranhão.

A série histórica do projeto DEGRAD tem sete anos e mostra que 2013 foi o ano com o menor índice de degradação florestal na Amazônia Legal.

Fonte: G1