Saimiri sciureus é uma espécie de primata conhecido popularmente como macaco-de-cheiro ou mão-de-ouro. É nativo no norte do Brasil, Colômbia, Equador, Guianas, Suriname e Venezuela. Vivem em bandos que podem variar de 6 a 200 indivíduos/Km² e se alimentam de frutos, cascas e folhas de árvores, insetos e pequenos animais.

Macaco de Cheiro, Mão de Ouro, Saimiri sciureus, Macaco, macacos da amazônia, Saimiri, Monkey, mico, animal, que bicho é, macaco alimentandoO macaco-de-cheiro ocupa floresta secundária e frequentemente é encontrado próximo de assentamento humanos. Aparentemente, ambientes perturbados não apresenta ser uma ameaça para a espécie. Por ser um animal de pequeno porte, não é alvo de caçadores, com exceção na Colômbia e Equador, onde o macaco-de-cheiro é comercializado para criação doméstica.

A espécie está inserida na lista de espécies ameaçadas de extinção da IUCN com o Status de "Pouco Preocupante" por apresentar uma ampla distribuição e ter alta capacidade de adaptação a florestas com algum grau de perturbação. Entretanto, sem dúvidas, suas populações estão diminuindo em algumas regiões, principalmente devido à destruição e fragmentação das florestas.