O "Que bicho é?" do Blog Natureza e Conservação traz não um, mas dois bichos, representados por duas espécies de beija-flores pertencentes a avifauna brasileira, o beija-flor rabo-branco-rubrorabo-branco-do-maranhão. Estas aves são da ordem Apodiformes e pertencem à família Trochilidae.

Beija-flor, Rabo-Branco-Rubro, Phaethornis ruber, Reddish Hermit, besourinho-da-mata, wikiaves, birds, aves, aves do brasil, foto de beija-flores, Tocantins, Birding, Birdwatching Brazil, observação de aves, natureza, natureza e conservação O beija-flor rabo-branco-rubro – Phaethornis ruber é também conhecido como besourinho-da-mata, sendo um dos menores beija-flores do Brasil, medindo cerca de 8,5 centímetros e com peso inferior a 2,5 gramas. 

Tem como deita alimentar o néctar das flores, podendo também consumir pequenos artrópodes. Este beija-flor é comumente encontrado no sub-bosque das florestas, capoeiras, jardins e quintais, ocorrendo em quase todos os estados brasileiros e países como Venezuela, Bolívia.

Beija-flor, rabo-Branco-do-Maranhão, Phaethornis maranhaoensis, Maranhao-Hermit, birds, aves, aves do brasil, fotos de beija-flores, beija-flores, birding, birdwatching, Brazil, fotos de aves, fotos de pássaros
A segunda ave do "Que bicho é?" é o beija-flor rabo-branco-do-maranhão - Phaethornis maranhaoensis. Esta espécie é bastante semelhante a anterior, mas diferencia-se principalmente no tamanho, que varia de 13 a 14 cm, e pela vocalização característica. 

É uma espécie endêmica do Brasil, ou seja, sua ocorrência é restrita ao território brasileiro, sendo encontrada nos Estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Mato Grosso e Piauí.

Confira mais detalhes dessas fascinantes espécies no vídeo abaixo e veja outros bichos no "Que bicho é?" do Blog Natureza e Conservação.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.