3 de Outubro: dia das abelhas

Hoje, 3 de outubro, comemora-se o dia das abelhas.  Elas desempenham importante papel ecológico ao polinizar inúmeras plantas que são indispensáveis para a sobrevivência humana.

Apesar de sua importância ecológica, diferentes fatores têm dizimado inúmeras populações de abelhas em diferentes partes do mundo. O uso indiscriminado de agrotóxicos tem sido apontado como sendo umas das principais causas que tem gerado impactos sobre as comunidades de abelhas (veja um exemplo no Brasil). Além dos agrotóxicos, a presença de fungos, vírus, bactérias e outros agentes parasitários também vem contribuindo para seu declínio populacional .
polinização-de-flores-por-abelhas
Polinização de flores. 
Foto: Louise Docker/Wikipédia.
As consequências causadas pelo desaparecimento das abelhas podem ser severas para a humanidade. Assim, como previu uma afirmativa atribuída a Albert Einstein: "se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana". Portanto, nesse dia três de outubro (e em todos os outros dias), repensemos nossas ações e protejamos nossas abelhas.
3 de Outubro: dia das abelhas 3 de Outubro: dia das abelhas Reviewed by Dianes G. Marcelino on 06:29 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.