Que bicho é? Você conhece a Mãe-da-Lua-Gigante?

Você conhece a Mãe-da-Lua-Gigante? O que bicho é apresenta para você! A mãe-da-lua-gigante – Nyctibius grandis, também é conhecido como Urutau-grande. É uma “ave fantasma” pertencente à ordem Nyctibiiformes da família Nyctibiidae. Seu nome científico significa “pássaro grande que se alimenta a noite”. Tem ocorrência em quase todo o território brasileiro.

Mae-da-lua-gigante-Nyctibius-grandis
Mãe-da-lua-gigante camuflado em galho
de árvore
.
A espécie possui hábitos noturnos e vivem em florestas úmidas e secas. Geralmente ficam pousados estáticos na ponta de troncos mortos, mourões de cerca e galhos de árvores, como se fosse um prolongamento destes, permanecendo camuflados. 

Apresenta entre 45 a 54 cm de comprimento e uma envergadura de até 1 metro. Busca seu alimento nos troncos e nas copas das árvores (não descem ao solo), sendo sua dieta alimentar composta basicamente por insetos (besouros, gafanhotos, mariposas, etc.).

A mãe-da-lua-gigante não constrói ninho, somente deposita um único ovo em alguma cavidade natural ou forquilha de algum galho grosso, onde permanece chocando-o por aproximadamente um mês. Seu canto é muito característico, lembrando um fortíssimo grito gutural monossilábico (ouça no vídeo abaixo), sendo fonte para poesias, contos e lendas narradas por populares que vivem em áreas rurais. Abaixo um vídeo de um indivíduo dessa espécie (para melhor resolução assista em FullHD).

O que achou da mãe-da-lua-gigante? Outros bichos curiosos como esse, você encontra no "Que bicho é?" deste blog.
Que bicho é? Você conhece a Mãe-da-Lua-Gigante? Que bicho é? Você conhece a Mãe-da-Lua-Gigante? Reviewed by Dianes G. Marcelino on 18:06 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.