Estratégias de defesa das aves para evitar que sejam predadas

As aves empregam diferentes estratégias de defesa contra inúmeros predadores potenciais, que inclui as serpentes, felinos, crocodilos, roedores e até mesmo outras aves. Estes mecanismos de defesas (que podem ser individual ou coletivo) as protegem dos perigos e garante a sua sobrevivência.

Mãe da lua gigante, Great Potoo, birds, aves, birds of Brazil, Nature, Passaros, fotos, mãe da lua, urutau, camuflagem das avesDas estratégias individuais, a mais comum consiste em alçar voo (fuga) para um local protegido quando há uma ameaça para a espécie. Porém, diferentes aves com hábitos solitários desenvolveram técnicas específicas para se protegerem. Dentre elas, destacam-se a ilusão: um indivíduo abre a asa visando parecer maior do que seu tamanho real e intimidar o predador, a exemplo das corujas; a distração: a ave dispara seus excrementos na direção do predador visando distraí-lo para escapar, e; a camuflagem: uma das mais eficazes estratégias defensivas, onde o desenvolvimento de plumagens semelhantes às cores e às formas do ambiente garante a proteção do animal, como por exemplo a espécie mãe-da-lua-gigante.

joão-botina, Orange-eyed Thornbird, birds, aves, birds of Brazil, Nature, Passaros, fotos, camuflagem das aves, ninho de aves, natureza, birding, birdwatching, blog natureza e conservação, nature lovers, Brazil
Ninho de João-botina-da-mata
Phacellodomus erythrophthalmus.
Nas estratégias coletivas as aves se utilizam de técnicas de agrupamento para se defender de um potencial predador. Dentre as táticas de proteção destacam-se a formação de colônias, principalmente em épocas de reprodução, onde essa formação garante uma melhor defesa contra predadores; debandada: as aves se agrupam em bandos que voam sincronizados, dificultando a caça de um indivíduo; ataque e ajuda mútua: visando auxiliar um indivíduo que esteja em risco ou impedido de fugir, e; alarme (mobbing), emitindo vozes e chamados que alertam toda a colônia sobre a presença de um intruso.

Algumas aves ainda podem adotar a postura de fingir-se que estão feridas, doentes ou mortas para tentar enganar e fugir do inimigo. Outras preferem partir para o ataque, principalmente se for para defender seu ninho. Vale ainda construir ninhos bem elaborados e que previnam ataques de possíveis predadores, e até mesmo perder as penas em caso de ataques.
Estratégias de defesa das aves para evitar que sejam predadas Estratégias de defesa das aves para evitar que sejam predadas Reviewed by Dianes G. Marcelino on 16:26 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.