As aves empregam diferentes estratégias de defesa contra inúmeros predadores potenciais, que inclui as serpentes, felinos, crocodilos, roedores e até mesmo outras aves. Estes mecanismos de defesas (que podem ser individual ou coletivo) as protegem dos perigos e garante a sua sobrevivência.

Mãe da lua gigante, Great Potoo, birds, aves, birds of Brazil, Nature, Passaros, fotos, mãe da lua, urutau, camuflagem das avesDas estratégias individuais, a mais comum consiste em alçar voo (fuga) para um local protegido quando há uma ameaça para a espécie. Porém, diferentes aves com hábitos solitários desenvolveram técnicas específicas para se protegerem. Dentre elas, destacam-se a ilusão: um indivíduo abre a asa visando parecer maior do que seu tamanho real e intimidar o predador, a exemplo das corujas; a distração: a ave dispara seus excrementos na direção do predador visando distraí-lo para escapar, e; a camuflagem: uma das mais eficazes estratégias defensivas, onde o desenvolvimento de plumagens semelhantes às cores e às formas do ambiente garante a proteção do animal, como por exemplo a espécie mãe-da-lua-gigante.

joão-botina, Orange-eyed Thornbird, birds, aves, birds of Brazil, Nature, Passaros, fotos, camuflagem das aves, ninho de aves, natureza, birding, birdwatching, blog natureza e conservação, nature lovers, Brazil
Ninho de João-botina-da-mata
Phacellodomus erythrophthalmus.
Nas estratégias coletivas as aves se utilizam de técnicas de agrupamento para se defender de um potencial predador. Dentre as táticas de proteção destacam-se a formação de colônias, principalmente em épocas de reprodução, onde essa formação garante uma melhor defesa contra predadores; debandada: as aves se agrupam em bandos que voam sincronizados, dificultando a caça de um indivíduo; ataque e ajuda mútua: visando auxiliar um indivíduo que esteja em risco ou impedido de fugir, e; alarme (mobbing), emitindo vozes e chamados que alertam toda a colônia sobre a presença de um intruso.

Algumas aves ainda podem adotar a postura de fingir-se que estão feridas, doentes ou mortas para tentar enganar e fugir do inimigo. Outras preferem partir para o ataque, principalmente se for para defender seu ninho. Vale ainda construir ninhos bem elaborados e que previnam ataques de possíveis predadores, e até mesmo perder as penas em caso de ataques.