A predação de serpente venenosa viva por urubus foi relatada recentemente em uma publicação científica do periódico Herpetology Notes (Disponível aqui). No Brasil existem cinco espécies de urubus e, em geral, todos possuem sua dieta alimentar baseada em carniça e carcaças de animais mortos.

Urubu-da-cabeça-amarela, serpente, cobra, aves do brasil, urubu comendo cobra viva, urubu caçando, urubu, animais, cobras peçonhentas, Corguinho, Mato Grosso do Sul, Jararaca, jararacão, jacuruçu, Caiçara, urubu mata jararaca,
Urubu-da-cabeça-amarela predando
uma a cobra venenosa. Foto: Divulgação.
Segundo os autores, embora haja registros de urubus comendo bezerros vivos, lagartos, tartarugas e cobras não venenosas, a predação de serpentes venenosa ainda não tinha sido relatada na literatura. 

O registro foi realizado em uma estrada no município de Corguinho/MS. A sequência de imagens mostra que um urubu-de-cabeça-amarela observava uma área de arbustos e ao adentra-lo realizou um ataque, bicando a cobra venenosa e a puxando para a estrada. 

Como a presa ainda estava viva, a ave golpeou-a com mais algumas bicadas na cabeça e em seguida alçou voo carregando a cobra no bico. Toda a sequência do ataque foi registrada pelos autores.

A serpente foi identificada como sendo Bothrops moojeni, uma espécie de jararaca conhecida como Caiçaca, Caissaca, Jararacão ou Jacuruçu e ocorre em ambientes de cerrado no centro e sudeste do Brasil, habitando áreas próximas a matas e pântanos. Segundo os autores, o fato da cobra ser ou não venenosa não evita que sejam caçadas por urubus.