Iniciativa de um grupo de amigos busca transformar uma área denominada Toca dos Urubus, em Baependi, sul de Minas Gerais em parque ecológico. O município está inserido na microrregião do Circuito das Águas e se destaca por apresentar inúmeras belezas naturais, como serras e cachoeiras.

Baependi, cachoeira-itaúna, Minas Gerais, unidade conservação, Toca dos Urubus, Toca do Urubus em Baependi, Natureza, Circuito da águas, cachoeira, turismo, blog Natureza e conservação
Cachoeira Itaúna - Baependi/MG.
Foto: Blog Estradas e Caminhos.
Localizada no extremo norte da Serra de Santa Maria de Baependi, a Toca dos Urubus apresenta aproximadamente 6 Km de extensão e sofre pressões antrópicas como queimadas, erosão e presença de lixo.  

A vegetação é formada principalmente por cerrado, campo rupestre e manchas de florestas estacionais. Essa heterogeneidade ambiental confere a Toca dos Urubus um ambiente favorável para abrigar e manter inúmeras espécies da fauna e flora.

Devido às características ambientais locais e alta riqueza de espécies, a região é considerada de extrema importância biológica, sendo uma região prioritária para a conservação da biodiversidade no Estado de Minas Gerais, devendo estratégias de conservação ser adotadas para conservar essa peculiar localidade.

Toca-dos-urubus-baependi-Tibouchina-gracilis
Flor-de-quaresma - Tibouchina gracilis.
Foto: Facebook/Divulgação.
Na Toca dos Urubus já foram identificadas mais de 400 espécies de plantas vasculares (Guia disponível aqui), sendo que dez são consideradas raras ou muito raras e uma raríssima. Além disso, dez espécies estão inseridas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da Flora de Minas Gerais.  Do total de espécies inventariadas, 145 são utilizadas na medicina popular, demonstrando a importância da transformação da área em uma unidade de conservação de proteção integral.

A criação do Parque Ecológico Toca dos Urubus garantirá a proteção dos recursos ambientais locais para as presentes e futuras gerações, bem como permitirá a manutenção de um ecossistema local ecologicamente equilibrado.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.