O Prêmio Nacional da Biodiversidade tem por finalidade reconhecer o mérito de iniciativas, atividades e projetos de organizações não governamentais, empresas, sociedade civil, academia, órgãos públicos, imprensa e cidadãos, que se destacam por buscarem a melhoria ou manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira, contribuindo para a implantação das Metas de Aichi para a Biodiversidade.

aburria-jacutinga-mata-atlântica
Jacutinga, ameaçada de extinção.
Foto: Bruno Girin.
O prêmio considerará como melhoria ou conservação da biodiversidade brasileira a mudança ou manutenção na categoria de risco de extinção da espécie conforme critérios estabelecidos pela IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza) ou evidências claras que promovam a mudança de pelo menos um dos critérios da IUCN.

Nesta primeira edição estão contempladas 07 categorias para inscrição de iniciativas relacionadas à melhoria, conservação ou divulgação da biodiversidade brasileira que abrangem: Organizações Não Governamentais; empresas públicas e privadas; sociedade civil; pesquisadores e instituições científicas; órgãos públicos; imprensa; e iniciativa individual.

phantera-onca-onça-pintada-jaguar
Onça-pintada - vulnerável na lista do MMA.
Ao participante vencedor dentre os três finalistas de cada uma das categorias definidas no regulamento é destinado o Troféu PNB. Aos demais finalistas é concedido um certificado atestando sua condição de finalista no concurso.

As inscrições iniciaram em 22 de dezembro de 2014 e vão até 13 de fevereiro de 2015. Os interessados em participar da premiação deverão se inscrever exclusivamente através do preenchimento do formulário online e envio dos documentos. Para mais detalhes consulte o edital de lançamento.