A saída do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) da lista de espécies ameaçadas de extinção demonstra que o trabalho de conservação vem dando resultando. Agora a espécie está inserida na categoria de “quase ameaçada” 

A espécie é endêmica da Floresta Atlântica, sendo encontrada exclusivamente em uma pequena faixa litorânea de aproximadamente 285 Km entre o sul de São Paulo e Norte de Santa Catarina. Nesses locais o papagaio busca alimento, se reproduz, faz seu ninho e descansa em dormitórios coletivos. A população total dessa espécie é estimada em 6.700 indivíduos, sendo que cerca de 5 mil vivem no litoral do Paraná.
papagaio-de-cara-roxa-Amazona-brasiliensis-wikiaves
Papagaio-de-cara-roxa. Foto: Daniel
Duarte. 
O papagaio-de-cara-roxa estava na lista principalmente pela degradação dos locais onde habita e pelo comércio de animais silvestres. Segundo a coordenadora do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, Elenise Sipinski, a reavaliação desta espécie deve ser comemorada, pois indica que a principal região onde ocorre, o litoral norte do Paraná, está em bom estado de conservação, o que possibilita a recuperação de uma espécie ameaçada. Entretanto, não significa que a luta está ganha, e o trabalho deve continuar.

distribuição-papagaio-de-cara-roxa-Amazona-brasiliensis-wikiaves
Distribuição do papagaio-de-cara-roxa.
Pontos em vermelho. Fonte:wikiaves.
O projeto foi criado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e desde 1998 desenvolve ações de pesquisa e proteção da espécie e seu habitat, principalmente no litoral norte paranaense, onde se encontra a maior parte da população do papagaio-de-cara-roxa.

Em 2014, a SPVS monitorou cerca de 100 ninhos ativos, a maioria artificial, e já registrou o nascimento de 107 filhotes. Ao longo de todo o projeto, foram registradas 1.200 atividades reprodutivas, 1.175 nascimentos de filhotes, sendo que 675 obtiveram êxito reprodutivo. Ao longo do projeto, por meio do monitoramento da população, sabe-se que ela vem se mantendo, em torno de cinco mil indivíduos.

Fonte: Bem Paraná