Uma nova espécie de macaco pode ter sido encontrada por pesquisadores da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). A descoberta ocorreu no final do mês de novembro de 2014, em uma região de transição entre Amazônia e Pantanal mato-grossense, quando três macacos do gênero Pithecia, conhecido popularmente como ‘parauacus’, foram observados pelos integrantes do Laboratório de Mastozoologia durante uma atividade de campo.

Macaco, monkey, espécie, unemat, nova espécie, animal, conservação, natureza, mato grosso, pesquisa
O professor e biólogo Manoel dos Santos Filho adiantou que a equipe deve voltar à região para tirar mais fotos dos animais e, dessa forma, observar mais detalhes dos espécimes. “Mandamos as primeiras fotos para um especialista, mas tudo leva a crer que se trata de uma nova espécie. As características são muito diferentes”, revelou. Ele explicou que, por questão de segurança, prefere não revelar o local onde os macacos foram observados.

De acordo com o professor, a área onde os animais foram encontrados tem cerca de 100 hectares e o objetivo é tirar mais fotos dos indivíduos e com autorização do ICMBio capturar os animais e coletar amostras de tecido.

Os pesquisadores relataram que a espécie nunca foi vista na região, tampouco há registros científicos desses macacos no Estado. Uma das características que levam os pesquisadores a crer que o exemplar pode ser uma nova espécie é a coloração dos pelos, além de uma calvície acentuada. Detalhes que, segundo eles, não são observados nas espécies próximas conhecidas.

A região onde os espécimes foram observados está totalmente fragmentada e tem menos de 15% da vegetação original, o que aumenta o risco de extinção. Pensando nisso, projetos estão sendo desenvolvidos para investigar a ecologia nesses fragmentos de florestas nativas. O projeto é credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais da Unemat e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Fonte: G1

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.