Mamba-negra, uma das cobras mais venenosas da África

A Mamba-negra – Black mamba (Dendroaspis polylepis) é uma das maiores e mais venenosas cobras da África. Chega a medir até 4,3 metros de comprimento, mas em média possuem 2,5 metros e pesam em torno de 1,6 Kg. É mais comum de ser encontrada em ambientes de savana arborizada ou florestas ribeirinhas, mas também vive em bosques e ambientes de savana úmida e seca, estando predominante no chão.

mamba negra, mambra preta, venomous snake, snake, áfrica, cobras, cobras venenosas, ataque de cobras,  Black-mamba, Dendroaspis polylepis, serpentes, cobra preta, serpente preta, animais, blog Natureza e Conservação
Detalhe da Mamba-negra.
Apesar de ser conhecida popularmente como Mamba-negra, seu corpo apresenta uma coloração cinza clara. Somente a parte interna de sua boca é que apresenta uma coloração com tom de azul escuro a preto, de onde provém seu nome popular.

O veneno da espécie é letal e sem tratamento pode matar um homem em 20 minutos. Quando encurralada, a Mamba-negra pode adotar uma postura agressiva, atacando repetidas vezes e injetando grandes quantidades de veneno que afeta o sistema nervoso da vítima.

mamba negra, mambra preta, venomous snake, snake, áfrica, cobras, cobras venenosas, ataque de cobras,  Black-mamba, Dendroaspis polylepis, serpentes, cobra preta, serpente preta, animais, blog Natureza e Conservação

É uma cobra caçadora ágil e rápida, podendo alcançar uma velocidade de até 20 Km/h. Sua dieta alimentar é composta basicamente por presas de sangue quente, como Gálagos, Damão-do-cabo, morcegos e outros mamíferos de pequeno porto e algumas aves. É um dos bichos mais temidos na África, mas quando ameaçada tende a fugir, refugiando em buracos, fendas de rochas ou cupinzeiro.

Atualmente, por estar amplamente distribuída pelo território africano, a espécie não está inserida em nenhuma categoria de risco de extinção, não havendo nenhuma medida específica para a conservação desta espécie.
Mamba-negra, uma das cobras mais venenosas da África Mamba-negra, uma das cobras mais venenosas da África Reviewed by Dianes G. Marcelino on 21:50 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.