Acidentes com aves em janelas e fachadas de vidros são mais comuns do que se imagina. Além de não verem o vidro, elas são confundidas pelo fato dos espelhos de vidro refletirem a paisagem do entorno (árvores, céu, etc.) além de dar a impressão de ser uma passagem livre, fazendo com que as aves voem em sua direção. Devido a esses fatores, a morte de aves provenientes dessas colisões ocorrem com muita frequência.

aves, aves mortas em janela, acidentes com aves, acidentes com aves em janelas, socorrer uma ave, birds die in collisions with glass, pássaros, passaros, passarinho bateu na jenela, passarinho, bird, birds, morte de aves, ave morta, passaro morto, passarinho morto, fachada de vidro, janela de vidro, janela, birds die glass, acidente, colisão, colision birdsNa maioria das vezes a colisão deixará o pássaro temporariamente atordoado, recuperando-se após algum tempo. Entretanto, muitas dessas aves morrem posteriormente devido aos hematomas ou hemorragias internas proveniente do choque. Estimativas indicam que 1 bilhão de aves são mortas anualmente na América do Norte devido a acidentes com janelas ou fachadas de vidro.

Mitos comuns sobre como evitar acidentes com aves

Os acidentes com aves contra janelas e fachadas podem ser reduzidas ou até mesmo evitadas usando técnicas específicas que ajudam a alertá-las sobre a presença do vidro. Entretanto, segundo a FLAP – Fatal Light Awareness Program, algumas delas não são eficazes para evitar os acidentes, dentre elas:

aves, aves mortas em janela, acidentes com aves, acidentes com aves em janelas, socorrer uma ave, birds die in collisions with glass, pássaros, passaros, passarinho bateu na jenela, passarinho, bird, birds, morte de aves, ave morta, passaro morto, passarinho morto, fachada de vidro, janela de vidro, janela, birds die glass, acidente, colisão, colision birds
Silhueta de Falcões/gaviões: decalques de uma única silhueta na forma de falcões ou gaviões não assustam as aves. A forma do decalque não é importante para prevenir as colisões, mas o uso de múltiplos decalques é que ajuda a alertar as aves sobre a presença da janela ou fachada.

Uso de um único decalque: também não vai impedir que as aves se choquem contra a barreira de vidro, pois este cobre apenas uma pequena área da janela ou fachada. O uso de múltiplos decalques diminui as áreas de vidro expostas, tornando-as visíveis para os pássaros, sendo mais eficiente e reduzindo a probabilidade de acidentes com aves.

Aves de rapinas de plástico ou outro material: os pássaros aprendem rápido que estes objetos imóveis não são uma ameaça, tornando esse tipo de técnica ineficaz para prevenir colisões de pássaros contra barreiras de vidros.

Estratégias de sucesso para a prevenção de acidentes com aves

Pesquisadores afirmam que, seguindo corretamente as indicações abaixo, as colisões de aves contra barreiras de vidro podem ser drasticamente reduzidas ou até mesmo eliminadas. Para melhores resultados, o uso de qualquer uma das técnicas apresentadas deve ser aplicado na parte externa da janela ou fachada.

aves, aves mortas em janela, acidentes com aves, acidentes com aves em janelas, socorrer uma ave, birds die in collisions with glass, pássaros, passaros, passarinho bateu na jenela, passarinho, bird, birds, morte de aves, ave morta, passaro morto, passarinho morto, fachada de vidro, janela de vidro, janela, birds die glass, acidente, colisão, colision birds
Uso de decalques/fitas: como dito anteriormente, os decalques  ou fitas podem ser de qualquer forma (aves, flores, formas geométricas, etc.), desde que estes cubram uniformemente a superfície de vidro, minimizando as áreas expostas e alertando os pássaros sobre a presença da barreiraComo regra geral, recomenda-se que estes estejam separados por 10 centímetros, se aplicados em colunas verticais ou 5 centímetros, se utilizados na horizontal; e devem contrastar ao máximo com a barreira de vidro.

Instalação de tela ou rede: instale telas ou redes esticadas em toda superfície externa da janela ou fachada. Estes materiais amortecem o impacto das aves contra o vidro e, em alguns casos, podem até mesmo evitar que o choque aconteça. Deixe pelo menos 5 centímetros de espaço entre a superfície de vidro e a rede ou tela.

aves, aves mortas em janela, acidentes com aves, acidentes com aves em janelas, socorrer uma ave, birds die in collisions with glass, pássaros, passaros, passarinho bateu na jenela, passarinho, bird, birds, morte de aves, ave morta, passaro morto, passarinho morto, fachada de vidro, janela de vidro, janela, birds die glass, acidente, colisão, colision birdsCordas ou fitas penduradas: estes materiais devem ser colocados 10 centímetros de distância uma da outra e em toda a extensão da área a ser protegida (Foto ao lado, BirdSavers). Essa técnica cria um bom aspecto visual para as aves, alertando-as sobre a presença da barreira de vidro. A utilização de persianas em grandes aberturas podem ser mais viáveis.

Materiais alternativos: use a criatividade para criar mecanismos que possibilite alertar as aves sobre a presença das barreiras de vidro. Você pode pendurar quase de tudo (CDs usados, imagens ou fotografias, etc.) na parte externa da casa ou edifício.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.

Veja também

Dia do Cerrado é comemorado em um dos meses mais críticos para o bioma.
Ave considerada extinta é reencontrada na natureza.
Harpia (Gavião-real) é fotografado alimentado no chão do quintal de casa.
Galápagos tem primeira extinção de aves confirmada.