Localizada no município de Cavalcante, Estado de Goiás, a Reserva Natural Serra do Tombador é uma unidade de conservação de uso sustentável enquadrada na categoria de Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Tem como característica o fato de ter origem privada, mas tem como objetivo conservar a biodiversidade e os processos ecológicos, bem como incentivar a pesquisa científica e a educação ambiental através do uso público do local.

Reserva Natural Serra do Tombador, Fundação boticário de proteção a natureza, RPPN, Unidade de conservação, conservação
Reserva Natural Serra do Tombador Foto: Adrian Moss.
Com 8.730 ha de área de cerrado protegidos, A Reserva Natural Serra do Tombador foi criada e é administrada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, sendo a segunda unidade de conservação criada pela instituição, que vem buscando parcerias para aquisição e conservação de áreas ameaçadas pela pressão antrópica em diferentes biomas.
Reserva Natural Serra do Tombador, Fundação boticário de proteção a natureza, RPPN, Unidade de conservação, conservação, lobo guará, animais, wildlife
Lobo-guará. Foto: Haroldo Palo Jr.
Com uma localização estratégica, a RN Serra do Tombador está próxima ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e de outras unidades de conservação, integrando o Corredor Ecológico Paranã-Pireneus, vital para a conservação do cerrado brasileiro.

Com características vegetacionais, relevo, fauna e flora peculiares, a RN Serra do Tombador conserva um tipo de cerrado que não é encontrado em nenhuma unidade de conservação de proteção integral.

Atualmente são conhecidas cerca de 435 espécies de plantas vasculares, 30 espécies de mamíferos, 228 espécies de aves e 56 espécies de répteis e anfíbios no local. Embora seja uma unidade de conservação, uma séria de ameaças coloca a risco a biodiversidade local, destacando os incêndios florestais e a presença de espécies invasoras como a braquiária, capim-gordura, colonião e andropogon.