Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico aves ameaçadas do Brasil, uma iniciativa da Avistar Brasil em parceria com as ONGs Save Brasil, Biodiversitas e Aquasis. O evento tem patrocínio da ONGs internacional American Bird Conservation.
Página inicial do concurso aves ameaçadas do Brasil.
O concurso aves ameaçadas do Brasil tem como objetivo promover o registro, conhecimento e conservação da avifauna brasileira, destacando as espécies consideradas ameaçadas de extinção.
Ao todo, o Brasil tem 234 espécies de aves ameaçadas, inseridas nas categorias de “em perigo”, “vulnerável” ou “criticamente em perigo” de extinção. Essas espécies estão inseridas nas listas de espécies ameaçadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e/ou IUCN.
Cuitelão, apresenta status de espécie "vulnerável".
Todas as fotos participantes serão avaliadas por uma comissão formada por pesquisadores, ornitólogos e fotógrafos de renome, como Ciro Albano, Denise Hipolitto, David Lindo, Pedro Develey, dentre outros.
Os critérios de avaliação envolvem qualidade da foto, perícia técnica, raridade da espécie, originalidade de composição, dentre outros. Haverá premiação para as melhores fotos enviadas, sendo as imagens vencedoras apresentadas na exposição Avistar2015.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de Maio de 2015 e todo o processo de submissão das fotografias é feito online. Para saber mais detalhes sobre o concurso fotográfico de aves ameaçadas do Brasil, acesse o site da organização.