Estado da Paraíba tem 34 espécies ameaçadas de extinção

O Brasil tem oficialmente 1.173 espécies ameaçadas de extinção, sendo que 34 delas apresenta ocorrência no Estado da Paraíba. O número parece pequeno, mas segundo especialistas, a falta de uma lista específica da fauna do Estado dificulta conhecer todas as espécies ameaçadas ou em extinção na Paraíba.
Peixe-boi-marinho-ameaçado-de-extinção-ministério-do-meio-ambiente
Peixe-boi marinho. Foto:Ramos Keith/Wikipédia.
Segundo o biólogo Douglas Zeppelini, esse número poderia ser muito maior se a Paraíba tivesse realizado a avaliação do risco de extinção de sua fauna, entretanto, a agenda ambiental dos órgão ambientais não priorizou esse tema. Para Douglas, os principais motivos que tem levado inúmeras espécies a beira da extinção estão relacionados a sobre exploração das espécies, poluição, contaminação e o mais grave de todos eles, a destruição do ambiente provocado pelo desmatamento, urbanização, queimadas, agropecuária, etc.
Anambé-de-asa-branca-ameaçado-de-extinção-White-winged Cotinga
Anambé de asa branca. Foto: Ciro Albano/Wikiaves.
Dentre as espécies ameaçadas no Estado estão o Anambé de asa branca - Xipholena atropurpurea com status conservação “Vulnerável”; o Peixe-boi marinho - Trichechus manatus e o Gato do mato - Leopardus trigrinus com status de conservação “Em Perigo de Extinção”.
Filhote-de-gato-do-mato-leopardus-trigrinus-Tigrillo
Filhote de gato do mato - Fábio Colombini


Adaptado de: Portal Correio
Estado da Paraíba tem 34 espécies ameaçadas de extinção Estado da Paraíba tem 34 espécies ameaçadas de extinção Reviewed by Dianes G. Marcelino on 17:46 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.