Os gaviões-tesoura estão de volta à área urbana de Palmas

Já tem uns dois ou três anos que observo um grupo de Gaviões-tesoura (Elanoides forficatus) que nessa época do ano ficam sobrevoando a área central do perímetro urbano de Palmas. No início era um bando com poucos indivíduos, três ou quatro, e atualmente, o grupo possui cerca de nove indivíduos. Neste ano, a primeira vez que os avistei foi no mês de julho. No início da manhã ficam sempre pousados em um pé de Sucupira-do-cerrado (Bowdichia virgilioides), localizado em uma área verde de uma das quadras residenciais de Palmas.
Gavião-tesoura Swallow-tailed Kite em área urbana. Foto: Marcelino, D. G.Aparentemente estão reproduzindo em uma árvore também de Sucupira-do-cerrado que fica próxima ao local onde sempre estão pousados. Nesta segunda árvore há um ninho e algumas vezes já vi um indivíduo pousado próximo a este ninho. Se realmente for um ninho de Gavião-tesoura, esta será a segunda atividade reprodutiva que observo em área urbana para a espécie, demonstrando a importância da arborização urbana para a manutenção da biodiversidade.

Características da espécie

De ampla ocorrência, o Gavião-tesoura é uma espécie de gavião bonito e elegante. No inverno do hemisfério norte, populações migram das regiões frias para áreas quentes do hemisfério sul, somando as populações locais residentes, onde se reproduzem.
Apresenta cabeça, pescoço e peito na cor branca, e partes superiores, asas e cauda, na cor preta, que, dependendo do ângulo de visão possui um brilho metálico. Sua longa cauda no formato de tesoura torna a espécie inconfundível ao ser avistada, principalmente quando está em voo.
Gavião tesoura Swallow-tailed Kite em voo Foto: Firmino Filho
Gavião-tesoura em voo. Detalhe da cauda e coloração inferior. Foto: Firmino Filho
Alimenta-se de insetos que capturam em voo ou sobre os galhos e folhagem das árvores, mas também pode se alimentar de pererecas, lagartos e serpentes. Geralmente é uma espécie silenciosa, mas costuma emitir sons agudos quando está em voo. Em Palmas, quem já teve a oportunidade de ver a espécie deve ter observado estas características marcantes do Gavião-tesoura.
Os gaviões-tesoura estão de volta à área urbana de Palmas Os gaviões-tesoura estão de volta à área urbana de Palmas Reviewed by Dianes G. Marcelino on 16:34 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.