Já tem uns dois ou três anos que observo um grupo de gaviões-tesoura (Elanoides forficatus) que nessa época do ano ficam sobrevoando a área central da cidade de Palmas, no Tocantins.

Gavião-tesoura, Swallow-tailed Kite, Palmas, Tocantins, aves do Tocantins, birds, animais, pássaros, aves, birding, birdwatching, natureza, gaviãoNo início era um bando com poucos indivíduos, três ou quatro, e atualmente, o grupo possui cerca de nove indivíduos. Neste ano, a primeira vez que os avistei foi no mês de julho. No início da manhã ficam sempre pousados em um pé de Sucupira-do-cerrado (Bowdichia virgilioides), localizado em uma área verde de uma das quadras residenciais do centro de Palmas.
As aves estão reproduzindo em uma segunda árvore de Sucupira-do-cerrado que fica próxima ao local onde sempre estão pousados. Nesta segunda árvore há um ninho e algumas vezes já vi um indivíduo pousado próximo a este ninho. Esta é a segunda atividade reprodutiva que observo em área urbana para a espécie, demonstrando a importância da arborização urbana para a manutenção da biodiversidade.

Características da espécie

De ampla ocorrência, o Gavião-tesoura é uma espécie de gavião bonito e elegante. No inverno do hemisfério norte, populações migram das regiões frias para áreas quentes do hemisfério sul, somando as populações locais residentes, onde se reproduzem.
Apresenta cabeça, pescoço e peito na cor branca, e partes superiores, asas e cauda, na cor preta, que, dependendo do ângulo de visão possui um brilho metálico. Sua longa cauda no formato de tesoura torna a espécie inconfundível ao ser avistada, principalmente quando está em voo.
Alimenta-se de insetos que capturam em voo ou sobre os galhos e folhagem das árvores, mas também pode se alimentar de pererecas, lagartos e serpentes. Geralmente é uma espécie silenciosa, mas costuma emitir sons agudos quando está em voo.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.