A revista Natureza & Conservação é uma publicação que foi criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e, atualmente, é editada, com apoio dessa instituição, pela Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO). O periódico é voltado para publicação de artigos sobre conservação da natureza, sendo recentemente reconhecida como uma das quatro publicações com maior fator de impacto no Brasil (IF=1,327), considerando todas as áreas do conhecimento como educação, direito e medicina.

Revista, Natureza e Conservação, revista natureza e conservação, boticário, fundação boticário, boticario, natureza, conservação, publicação científica, ciência, artigo científico, pesquisador, pesquisadores, grupo boticário, natureza & conservação, blog natureza e conservação, dianes G. Marcelino“Esse resultado reflete a qualidade da pesquisa científica voltada à conservação desenvolvida no país. Além disso, mobiliza a academia para o tema, mostrando que temos uma publicação à altura das internacionais”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Segundo ela, no país com a maior biodiversidade do mundo, caso do Brasil, é lógico que se tenham pesquisas de relevância mundial. “Esses estudos permitem que conheçamos melhor a extensa fauna e flora do país, apontando áreas prioritárias para conservação e orientando políticas públicas. Dessa forma, a revista oferece uma plataforma para apresentar ao mundo essas importantes iniciativas”, explica Malu.

O primeiro volume de 2015 foi divulgado em julho e contém 15 novos artigos sobre temas como crise hídrica, estratégias de manejo em áreas protegidas, impactos de espécies invasoras e efetividade das unidades de conservação (UCs) no Cerrado. Essa edição está disponível gratuitamente no site www.naturezaeconservacao.com.br.

Criada em 2003 pela Fundação Grupo Boticário, a Natureza & Conservação entra no 13º ano de circulação ininterrupta. Em média são publicados de 15 a 20 artigos por edição (duas a cada ano), o que confere à publicação um total médio de 100 páginas.

Fonte: Fundação Grupo Boticário