No mês passado em conjunto com os amigos Túlio Dornas e Gilson Junior, participamos do 1º Big Day Brasil – Primavera para observação de aves na Unidade de Conservação APA do Lago de Palmas. Mas quem gosta de estar na natureza quer registrar tudo que vê e na maioria das vezes conta com a sorte para realizar um registro espetacular. Neste dia, a surpresa ficou por conta do aparecimento de uma espécie de Gato-do-mato, identificado mais tarde como Leopardus tigrinus.

Gato do mato,  Oncilla, Little Spotted Cat, Tiger Cat, Little Tiger Cat,  Oncille, Chat-tacheté, Chat-tigre,  Caucel, Gato Atigrado, Gato Tigre, Tigrillo, Tirica, animais, Animal, felinos, leopardo, Brazil, nature, natureza, cat, gato, felinos em extinção, espécies em extinção, animais em extinção, animais extintos, blog natureza e conservaçãoAinda era cedo, umas 8:00 horas da manhã e estávamos caminhando por uma estrada que corta a APA quando o encontro inesperado com o Gato-do-mato ocorreu. O indivíduo surgiu no meio da estrada, entre nós (veja a terceira foto), já que estávamos um pouco distante um dos outros, e ficou nos observando. De certa forma, pode-se dizer que foi o Gato-do-mato que nos encontrou. Foi bem legal ficar “cara a cara” com bicho e a equipe ficou entusiasmada com o encontro.

Segundo Hugo Fernandes-Ferreira, Dr. em zoologia e que ajudou na identificação do indivíduo, trata-se de grande registro de Leopardus tigrinus para região do Tocantins. "É de fato um tigrinus, tem uma variação morfológica absurda, você vê que são manchas de fato, elas não tem aquelas pinturas mais ferrugíneas dentro das manchas. Apesar de serem longitudinais, elas tem uma variação muito forte", enfatizou Fernandes-Ferreira ao analisar as fotos.

Sobre o Gato-do-mato e status de conservação

O Gato-do-mato está inserido na lista de espécies ameaçadas de extinção do MMA com o status de “em perigo de extinção” e na Lista Vermelha a IUCN com o status de “Vulnerável”.

Gato do mato,  Oncilla, Little Spotted Cat, Tiger Cat, Little Tiger Cat,  Oncille, Chat-tacheté, Chat-tigre,  Caucel, Gato Atigrado, Gato Tigre, Tigrillo, Tirica, animais, Animal, felinos, leopardo, Brazil, nature, natureza, cat, gato, felinos em extinção, espécies em extinção, animais em extinção, animais extintos, blog natureza e conservaçãoA espécie tem ampla ocorrência, desde a Costa Rica até norte Argentina e sul do Brasil, podendo ser encontrado em uma ampla variedade de habitats, como floresta, ambientes de cerrado, caatinga e várzeas. É a menor espécie de felino do Brasil, chegando a pesar até 3,5 Kg. Tem hábitos solitário, saindo para caçar no período noturno/crepuscular, apresentando também elevada atividade diurna.

Embora o registro do Gato-do-mato apresentado nesta postagem tenha sido realizado dentro da unidade de conservação APA do Lago de Palmas, este fato não garante que a espécie esteja protegida. Esta unidade de conservação está enquadrada na categoria de uso sustentável sendo uma das áreas de expansão urbana do município de Porto Nacional, o que tem gerado grande pressão antrópica na unidade, desencadeada principalmente pela especulação imobiliária.

Gato do mato,  Oncilla, Little Spotted Cat, Tiger Cat, Little Tiger Cat,  Oncille, Chat-tacheté, Chat-tigre,  Caucel, Gato Atigrado, Gato Tigre, Tigrillo, Tirica, animais, Animal, felinos, leopardo, Brazil, nature, natureza, cat, gato, felinos em extinção, espécies em extinção, animais em extinção, animais extintos, blog natureza e conservaçãoNos últimos 6 anos a UC perdeu grande parte dos remanescentes de vegetação nativa para a implantação de empreendimentos imobiliários. O restante da área destinada a APA do Lago de Palmas está praticamente toda loteada em pequenas chácaras que terão como destinação final a implantação de loteamentos, tantos residencial quanto comercial e industrial.

A UC não possui plano de manejo elaborado, o que dificulta ainda mais a gestão da área. O pré planejamento inicial proposto pelo Naturatins é falho, um vez que prevê apenas 10% da UC como sendo de preservação/conservação, isto contabilizando as inúmeras áreas de preservação permanente dos cursos d’água inseridos no interior da APA. Todos esses fatores colocam em risco a rica biodiversidade da APA do Lago de Palmas, que inclui além do Gato-do-mato, pelo menos duas outras espécies ameaçadas de extinção.

O registro desta espécie e de outras ameaçadas que se encontram nessa unidade de conservação foi assunto no Jornal Anhanguera, da TV Anhanguera do Tocantins, afiliada da Rede Globo (Vídeo abaixo).

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.