No dia 31 de janeiro de 1997 formou-se no Brasil a primeira turma de engenheiros ambientais do país. O Estado era o Tocantinsonde cinco anos antes iniciara a primeira turma de engenharia ambiental da Universidade do Tocantins – Unitins, que posteriormente, com a federalização da Unitins, foi incorporado a Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Engenheiro, ambiental, engenheiro ambiental, dia, dia do engenheiro, dia do engenheiro ambiental, engenharia, engenharia ambiental, meio ambiente, environmental, engineer,  environmental engineer, day environmental engineerO Dia do Engenheiro Ambiental só veio a ser reconhecido oficialmente no ano de 2007, quando então o Projeto de Lei nº 615/2007 reconheceu o dia 31 de Janeiro como sendo o dia nacional do Engenheiro Ambiental em homenagem a primeira turma de graduados em Engenharia Ambiental do Brasil.

A engenharia ambiental é considerada um curso multidisciplinar. O profissional da área tem em sua formação curricular disciplinas como biologia, ecologia, cálculo, física, química, poluição ambiental, sensoriamento remoto, topografia, dentre outras. Com uma extensa carga horária, o profissional da área sai habilitado para atuar nos mais diferentes ramos da área ambiental, como gerenciamento de resíduos sólidos e bacias hidrográficas, avaliação de impactos ambientais, tratamento de efluentes, gerenciamento de equipes multidisciplinares, dentre outras.

Tida no início dos tempos como profissão do futuro, a engenharia ambiental tem ocupado seu espaço no mercado e hoje é considerada uma profissão do presente, tendo mais de 15 mil profissionais formados no mercado e atuando em diferentes seguimentos e regiões do Brasil.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.