A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, recebeu em seu gabinete, representantes da ONG Black Jaguar Foundation, da Holanda, para conhecer o projeto Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, o maior do mundo localizado na região de cerrado, compreendendo 2.600 km. O corredor começa no Parque Nacional das Emas, em Goiás, e se estende até a foz do rio Tocantins, em Belém (PA).

Projeto Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, semarh TO, Black Jaguar Foundation, Biodiversidade, Rio Araguaia, Corredor ecológico, unidade de conservação, natureza, conservaçãoA ideia da ONG, segundo Ivan Nisida, coordenador da Black Jaguar no Brasil, é firmar uma parceria com a Semarh no sentido de receber apoio para a definição de duas propriedades rurais que vão servir de projeto-piloto para fazer a adequação ambiental e regularização dos imóveis, por meio de restauração ecológica. Nisida veio acompanhado do biólogo Fernando Lamonato, da empresa de reflorestamento Biosfera, de Piracicaba (SP).

O projeto consiste em mapear os aspectos antrópicos e ambientais da área do corredor, definido como uma faixa de 20 km de largura de cada margem do Rio Araguaia. O maior objetivo do Corredor de Biodiversidade é promover a conservação desse patrimônio brasileiro, desde suas nascentes até espécies típicas como a onça-pintada (Corredor da Onça), a ariranha (Ecologia e Conservação da Ariranha no médio rio Araguaia), o jacaré-açu, o boto-cor-de-rosa e o bagre piraíba. Essas espécies, predadoras topo de cadeia em distintos nichos ecológicos, serão utilizadas como indicadoras da qualidade ambiental da região.

O diagnóstico da atual situação do Rio Araguaia e a elaboração de um plano de manejo com ações para a sua conservação finalizarão essa fase, que será seguida pela fase de implantação do Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia e seu manejo. Posteriormente, o corredor será monitorado em longo prazo, principalmente através das espécies indicadoras, de forma a garantir a sua funcionalidade e qualidade, tanto para a população humana, quanto para a biodiversidade local. Conheça o projeto assistindo o vídeo abaixo: