Quando Marcelo Barbosa, biólogo e guia de observação de aves, começou a executar sua meta de elaborar pelo menos uma lista de aves por dia do apartamento onde mora em Palmas/TO não imaginava que poderia encontrar uma ave rara e ameaçada de extinção bem ali no seu quintal de casa.

Dot-eared Coquette, Topetinho-do-brasil-central, beija-flor, aves, birds, aves do brasil, birds of Brazil, fotos de aves, fotos de beija flores, animal, fotos de pássaros, Tocantins, Palmas, aves do Tocantins, aves de Palmas, aves ameaçadas de extinção Tocantins“Desde o início do ano venho fazendo listas das aves do meu quintal, às vezes da janela, outras vezes do lado externo do apartamento, até que recentemente escutei uma vocalização singular de um beija-flor que a princípio anotei como sendo o beija-flor-vermelho (Chrysolampis mosquitos), na hora não dei muita atenção.” explica Barbosa.

O biólogo passou alguns dias ouvindo a vocalização da ave até resolver chamar o bicho para poder visualizá-lo. “Quando coloquei o playback (vocalização reproduzida através de caixinha de som) do beija-flor-vermelho uma coisinha minúscula me saltou aos olhos. Na hora estava sem binóculos, mas percebi que não era o beija-flor que tinha chamado com o playback e fiquei na dúvida com três espécies”, conta Barbosa.

Dot-eared Coquette, Topetinho-do-brasil-central, beija-flor, aves, birds, aves do brasil, birds of Brazil, fotos de aves, fotos de beija flores, animal, fotos de pássaros, Tocantins, Palmas, aves do Tocantins, aves de PalmasA dúvida só foi esclarecida no outro dia. “Com binóculos em mãos me deparo novamente com a grata surpresa. Na hora que vi que era o beija-flor topetinho-do-brasil-central (Lophornis gouldii) fiquei bastante entusiasmado devido à beleza, raridade da ave e a importância do registro para Palmas e Tocantins. A espécie é difícil de ser encontrada e está inserida na lista de espécies ameaçadas de extinção da IUCN e do Ministério do Meio Ambiente na categoria de vulnerável”, comenta Barbosa.

Segundo Barbosa, qualquer pessoa pode observar aves sem sair de casa e o quintal é um excelente campo de observação. "É uma atividade prazerosa para ser desenvolvida com a família, principalmente com as crianças" explica Barbosa. Com o auxílio de um binóculos, a visualização dos detalhes e cores de cada ave torna-se ainda mais fácil. Para quem deseja iniciar na observação de aves, no mercado é possível encontrar modelos de binóculos com preços acessíveis e adequados à prática, como os da Starscope.

As listas de aves elaboradas pelo biólogo são depositadas online e em tempo real no site do eBird, programa desenvolvido pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell e pela National Audubon Society e que tem revolucionado a forma como a comunidade de observadores de aves reporta e acessa informações sobre aves em todo o mundo.

Sobre a espécie

O topetinho-do-brasil-central (Lophornis gouldii) é considerado uma ave rara, de ocorrência localizada e ligada a estação do ano. Mede de 6 a 8 centímetros e pode ser encontrado no dossel da floresta, cerradão, borda de matas e capoeiras. Alimenta-se principalmente de carboidratos, mas também come pequenos artrópodes. Está inserida na lista de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente - MMA e da International Union for Conservation of Nature - IUCN.