Entre os dias 20 e 22 de maio, o Instituto Butantan sediará o maior evento de observação de aves da América Latina, o Avistar 2016. Neste ano representantes do Tocantins farão parte do evento e levarão para São Paulo o que de melhor o Tocantins tem a oferecer para a prática de observação de aves.

Avistar 2016, avistar, instituto Butantan, observação de aves, passarinhar, observatório de aves instituto butantan, Tocantins, aves, birding, birdwatching, vem passarinharO estande tocantinense tem apoio da Prefeitura Municipal de Palmas e segundo o professor Renato Torres Pinheiro, que acompanhará a turma do Tocantins, até o momento está confirmada a presença de alguns donos de pousadas, guias de observação de aves e de agências de turismo. “A ideia é conseguirmos mais apoio, seja de empresas privadas ou do próprio governo do Estado do Tocantins para que possamos levar um maior volume de material, abrangendo todas as regiões do Tocantins. Todo território tocantinense tem grande potencial para o desenvolvimento do turismo de observação de aves, mas ainda é pouco explorado devido à baixa divulgação”, explica Pinheiro.

De toda a diversidade da avifauna brasileira, 635 espécies (aproximadamente 33% das aves do Brasil) tem ocorrência no Estado do Tocantins, colocando o Estado como uma importante rota para a prática de observação de aves, sendo possível encontrar espécies tanto do bioma Cerrado, da Amazônia e da Caatinga.

O Avistar 2016 será marcado pela presença de expositores de várias partes do Brasil que tem como missão falar sobre livros, equipamentos, grupos de observação de aves e destinos importantes para passarinhar.

A programação é gratuita e inclui exposições, palestras, oficinas para crianças e adultos e lançamentos de livros, entre outras atividades. O evento está associado à programação da Semana do Meio Ambiente do Instituto Butantan.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.