Esta semana recebi da fotógrafa de natureza Izalete Tavares algumas fotos muito legais como sugestão de publicação para o blog Natureza e Conservação. Tavares registrou através de fotos a predação entre as pererecas das espécies Trachycephalus typhonius (perereca-leopardo) e Scinax gr. ruber (perereca-listrada) na Lagoa da Onça, região de Formoso do Araguaia, município do Tocantins. 

canibalismo, sapos, tocantins, sapo comendo sapo, pererecas, rãs, predação de sapos,  frog-eat-frog, frog-on-frog predation,  fotógrafa, fotografa de natureza, natureza, flagra, Blog Natureza e Conservação, Tocantins, Formoso do Araguaia, frog, predação de sapos, anfíbios, Brasil, fotos de sapos, fotos de anfíbiosAmbas espécies de anfíbios são comuns na área. “Já observo ambas as espécies há algum tempo no local, mas ver essa predação foi um acaso. Estava ao lado de uma árvore observando uma cobra-cipó quando vi a perereca-leopardo caindo com a perereca-listrada presa na boca pelas pernas”, explica Tavares.

A predação entre as espécies ocorreu de forma rápida. “A perereca-listrada lutou bastante para sobreviver, mas cada vez que ela se mexia era cada vez mais engolido pela perereca-leopardo. Toda a ação demorou cerca de uns 8 minutos", conta Tavares.

canibalismo, sapos, tocantins, sapo comendo sapo,  predação de sapos, pererecas, rãs, frog-eat-frog, frog-on-frog predation,  fotógrafa, fotografa de natureza, natureza, flagra, Blog Natureza e Conservação, Tocantins, Formoso do Araguaia, frog, predação de sapos, anfíbios, Brasil, fotos de sapos, fotos de anfíbiosEm uma publicação da BBC Brasil, o biólogo australiano especialista em anfíbios David Newell, da Universidade Southern Cross, afirma que a predação entre sapos, pererecas e rãs é bastante comum. “Espécies de anfíbios podem comer até mesmo seus próprios irmãos. Quando eles precisam de comida, pegam o que veem pela frente em movimento, desde que caiba na boca", explicou Newell à BBC Brasil.

Particularmente não conheço muita coisa sobre os anfíbios e ainda não tinha ouvido falar em sapo comendo outro sapo. Fica aqui os parabéns e agradecimentos a Izalete Tavares pelo registro e indicação do tema para o Blog Natureza e Conservação.

*Espécies identificadas por Leandro Alves.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor



Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.