Rolinha-do-planalto é fotografada na natureza após 75 anos sem registros confirmados

Esta parece ser mais uma daquelas histórias de cinema, mas é a mais pura realidade. Depois de 75 anos sem registros confirmados, a rolinha-do-planalto - Columbina cyanopis (Blue-eyed Ground-dove) é fotografada na natureza. Esta é a primeira vez que esta ave é registrada através de fotos. A redescoberta foi feita em ambientes de cerrado no Estado de Minas Gerais.

fotos rolinha-do-planalto, Rolinha-do-planalto, Blue-eyed Ground-Dove, first photos Blue-eyed Ground-dove, Columbina cyanopis, rolinha-do-planalto redescoberta na natureza,  rolinha-brasileira, pombinha-olho-azul, aves extinta, aves brasileiras em extinção, imagens rolinha do planalto, natureza, conservação, avistar, avistar 2016, Rafael Bessa, birding, birds, birdwatching, re-discovery of the Blue-eyed Ground-Dove, photography Blue-eyed Ground-DoveAs fotos da rolinha-do-planalto foram feitas pelo ornitólogo Rafael Bessa. Esta espécie era um dos maiores mistérios da ornitologia brasileira, mas acaba de ser desvendado. A redescoberta desta linda ave foi apresentada está semana, durante o Avistar 2016, no Instituto Butantan, em São Paulo.

Encontrar um “fantasma” que a 75 anos não era documentado na natureza é uma sensação que deixa qualquer um em estado de êxtase. “Nada pode definir a sensação de estar de frente com um fantasma. Logo eu, tão cético sobre tudo, fui confrontado com uma ave que me fez ter dúvidas se estava acordado ou sonhando”, descreve Bessa ao confirma de que se tratava da rolinha-do-planalto.

fotos rolinha-do-planalto, Rolinha-do-planalto, Blue-eyed Ground-Dove, Columbina cyanopis, first photos Blue-eyed Ground-dove, rolinha-brasileira, pombinha-olho-azul, rolinha-do-planalto redescoberta na natureza, aves extinta, aves brasileiras em extinção, imagens rolinha do planalto, natureza, conservação, avistar, avistar 2016, Rafael Bessa, birding, birds, birdwatching, re-discovery of the Blue-eyed Ground-Dove, photography Blue-eyed Ground-DoveEndêmica do Brasil, os últimos registros com evidências da espécie datam o ano de 1941, quando então fora coletado cinco espécimes e que estão depositados em museus. Diferente das outras rolinhas, a rolinha-do-planalto apresenta olhos azuis e as fotos da espécie mostram a beleza que esta ave possui.

A destruição acelerada do Cerrado brasileiro é a principal ameaça à existência desta espécie rara. A formação de pastagens para pecuária, agricultura e queimadas anuais são as principais causas da devastação de seu habitat. 

Agora, grupo de pesquisadores, com participação do Observatório de Aves – Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação de Aves do Brasil (SAVE Brasil), trabalha em um plano para a conservação da rolinha-do-planalto.
Rolinha-do-planalto é fotografada na natureza após 75 anos sem registros confirmados Rolinha-do-planalto é fotografada na natureza após 75 anos sem registros confirmados Reviewed by Dianes G. Marcelino on 16:56 Rating: 5

5 comentários:

  1. Olá. Queria pedir q o senhor adicionasse essas imagens e local delas ao wikiaves. Pois nao há nenhuma foto desta espécie por lá. Agradeço pela atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Não podemos colocar as fotos no wiki, elas são do Rafael Bessa. Até o momento somente os pesquisadores que encontraram a espécie sabem o local de ocorrência.

      Excluir
  2. ridiculo voces pesquisadores acham que tem direitos autorais sobre a propria natureza... acorda gente, eh tudo nosso! local de ocorrencia? eu chuto alguns, ja que existem pouquissimas areas conservadas de cerrado em mg... vale do peruaçu, parna das emas, serra do cipo, canastra... sai do pedestral rafael bessa, ate hj eu nao vi nenhum biologo contribuindo para a conservaçao da biodiversidade de dentro das academias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, o Rafael Bessa é fotografo como voce. Tem direito reservado sobre o material dele, não podemos tomar a força, né! Certamente que se não estão fornecendo endereço é com o intuito de estudar e preservar a especie. Acredito que após melhor conhecimento da situação, será informada a localização dos passáros. Abração.

      Excluir
  3. Estou com você Anômino,pesquisadores e cientistas acabam de matar o restante que existe de espécies ameaçadas, já vem colocar anilhas chips e coletar ovos, indivíduos dizendo que para o bem da espécie, e interferem no meio assim como a agropecuária e agricultura onde colocam a culpa. Já perguntou para o bicho se ele quer ser incomodado???

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.