Esta parece ser mais uma daquelas histórias de cinema, mas é a mais pura realidade. Depois de 75 anos sem registros confirmados, a rolinha-do-planalto - Columbina cyanopis (Blue-eyed Ground-dove) é fotografada na natureza. Esta é a primeira vez que esta ave é registrada através de fotos. A redescoberta foi feita em ambientes de cerrado no Estado de Minas Gerais.

fotos rolinha-do-planalto, Rolinha-do-planalto, Blue-eyed Ground-Dove, first photos Blue-eyed Ground-dove, Columbina cyanopis, rolinha-do-planalto redescoberta na natureza,  rolinha-brasileira, pombinha-olho-azul, aves extinta, aves brasileiras em extinção, imagens rolinha do planalto, natureza, conservação, avistar, avistar 2016, Rafael Bessa, birding, birds, birdwatching, re-discovery of the Blue-eyed Ground-Dove, photography Blue-eyed Ground-DoveAs fotos da rolinha-do-planalto foram feitas pelo ornitólogo Rafael Bessa. Esta espécie era um dos maiores mistérios da ornitologia brasileira, mas acaba de ser desvendado. A redescoberta desta linda ave foi apresentada está semana, durante o Avistar 2016, no Instituto Butantan, em São Paulo.

Encontrar um “fantasma” que a 75 anos não era documentado na natureza é uma sensação que deixa qualquer um em estado de êxtase. “Nada pode definir a sensação de estar de frente com um fantasma. Logo eu, tão cético sobre tudo, fui confrontado com uma ave que me fez ter dúvidas se estava acordado ou sonhando”, descreve Bessa ao confirma de que se tratava da rolinha-do-planalto.

fotos rolinha-do-planalto, Rolinha-do-planalto, Blue-eyed Ground-Dove, Columbina cyanopis, first photos Blue-eyed Ground-dove, rolinha-brasileira, pombinha-olho-azul, rolinha-do-planalto redescoberta na natureza, aves extinta, aves brasileiras em extinção, imagens rolinha do planalto, natureza, conservação, avistar, avistar 2016, Rafael Bessa, birding, birds, birdwatching, re-discovery of the Blue-eyed Ground-Dove, photography Blue-eyed Ground-DoveEndêmica do Brasil, os últimos registros com evidências da espécie datam o ano de 1941, quando então fora coletado cinco espécimes e que estão depositados em museus. Diferente das outras rolinhas, a rolinha-do-planalto apresenta olhos azuis e as fotos da espécie mostram a beleza que esta ave possui.

A destruição acelerada do Cerrado brasileiro é a principal ameaça à existência desta espécie rara. A formação de pastagens para pecuária, agricultura e queimadas anuais são as principais causas da devastação de seu habitat. 

Agora, grupo de pesquisadores, com participação do Observatório de Aves – Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação de Aves do Brasil (SAVE Brasil), trabalha em um plano para a conservação da rolinha-do-planalto.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.