Recentemente divulguei aqui no blog Natureza e Conservação a descoberta de 7 novas espécies de aranha-pavão na Austrália pelos pesquisadores Jurgen Otto e David Knowles. Essas espécies de aracnídeos têm como características principais as suas cores chamativas e o jeito empregado pelos machos para atrair a fêmea para o acasalamento. Veja agora fotos das 7 espécies de aranha-pavão descobertas na Austrália. De antemão já adianto que cada uma é mais bonita do que a outra.

Maratus bubo

Aranha-pavão, maratus bubo, new-peacock-spider, bubo, spider, new spider, aranha, aranhas Austrália, austrália, novas espécies de aranhas da Austrália, natureza, conservação, blog Natureza e conservação, Jurgen OttoA descoberta desta nova espécie de aranha-pavão - Maratus bubo só foi possível porque os pesquisados Jurgen Otto e David Knowles estavam procurando outra espécie de aranha-pavão identificada anos atrás. 

Segundo os autores, ao coletar o espécime, por considerá-lo parecido com a espécie já conhecida, não o examinaram com detalhes. Somente mais tarde é que foram descobrir que se tratava de uma nova espécie. 

O que chama atenção em Maratus bubo, além de suas cores chamativas, é o padrão das cores do abdômen da aranha, que lembra a silhueta de uma coruja. Desta semelhança é que surgiu a inspiração para nomeá-la como M. bubo.

Maratus vespa

maratus vespa,  new-peacock-spider, vespa, Aranha-pavão, new-peacock-spider, spider, new spider, aranha, aranhas Austrália, austrália, novas espécies de aranhas da Austrália, natureza, conservação, blog Natureza e conservação, Jurgen OttoDurante o acasalamento, o macho desta espécie faz uma dança para impressionar a fêmea

O ritual de acasalamento do macho de Maratus vespa começa com o macho levantando seu abdômen, que se abre com uma aba. Posteriormente, a aranha levanta o terceiro par de pernas, formando um arco sobre a cabeça. Para impressionar ainda mais a fêmea, o macho move seu abdômen para um lado e para o outro repetidas vezes. A performance do macho deixa a fêmea hipnotizada, correspondendo aos encantamentos do pretendente.

Maratus lobatus

Maratus lobatus, lobatus, Aranha-pavão, new-peacock-spider, spider, new spider, aranha, aranhas Austrália, austrália, novas espécies de aranhas da Austrália, natureza, conservação, blog Natureza e conservação, Jurgen OttoJurgen Otto conheceu a aranha-pavão Maratus lobatus através do cientista David Knowles, que já havia fotografado a espécies alguns anos atrás. 

Semelhante as outras aranhas do gênero, esta aranha também apresenta um modo peculiar de atrair a fêmea para o acasalamento, exibindo o abdômen e levantando as pernas para impressionar a fêmea. Mas nem sempre a exibição acaba em sucesso. 

Caso a fêmea não aceite a corte do macho, este foge bem ligeiro, como acontece com os machos das outras espécies de Maratus.


Maratus australis

Maratus australis, australis, Aranha-pavão, new-peacock-spider, spider, new spider, aranha, aranhas Austrália, austrália, novas espécies de aranhas da Austrália, natureza, conservação, blog Natureza e conservação, Jurgen OttoIndivíduos desta espécie de aranha-pavão foram encontrados pelos pesquisadores em várias localidades da Austrália.

Se assemelha muito a uma outra espécie de aranha-pavão, a Maratus tasmanicus, mas apresenta diferenças suficientes para ser considerada uma espécie plena.

Também apresenta cores deslumbrante e mecanismos de atração da fêmea semelhante as outras espécies do gênero Maratus.

Maratus vultus

Maratus vultus, vultus, Aranha-pavão, new-peacock-spider, spider, new spider, aranha, aranhas Austrália, austrália, novas espécies de aranhas da Austrália, natureza, conservação, blog Natureza e conservação, Jurgen OttoO macho da aranha-pavão Maratus vultus tem uma carapaça escura com uma distinta imagem na cor laranja sobre o abdômen, que é exibida durante corte a fêmea. Como as outras espécies do gênero, o malabarismo com o abdômen e pernas é o trunfo desta aranha-pavão para conquistar a parceira.

A espécie é conhecida a partir de um espécime coletada no Parque Nacional Rio Fitzgerald, a oeste da Austrália. Já foi registrada em outras localidades da Austrália.

Maratus albus

Maratus albus, albus, Aranha-pavão, new-peacock-spider, spider, new spider, aranha, aranhas Austrália, austrália, novas espécies de aranhas da Austrália, natureza, conservação, blog Natureza e conservação, Jurgen OttoJurgen Otto descobriu a aranha-pavão Maratus albus no Observatório de Aves Eyre, uma instituição educacional e científica localizada na Reserva Natural Nuystsland, a oeste da Austrália. Posteriormente foi encontrada no sul da Austrália e mais recentemente Otto encontrou a espécie na Ilha Kangaroo.  

Esta espécie não possui as mesmas características das espécies anteriores para conquistar a fêmea, não levantando o abdômen quanto estão fazendo corte para a fêmea. Esta aranha parece ser restrita a habitats costeiros, praias e terrenos rochosos, podendo ser encontrada em pequenas plantas ou detritos.


Maratus tessellatus

Maratus tessellatus, tessellatus, Aranha-pavão, new-peacock-spider, spider, new spider, aranha, aranhas Austrália, austrália, novas espécies de aranhas da Austrália, natureza, conservação, blog Natureza e conservação, Jurgen OttoA aranha-pavão Maratus tessellatus foi descoberta por David Knowles alguns anos atrás perto de Bunbury, na Austrália Ocidental. Recentemente ele ajudou Otto a localizar a espécie, a qual nomeou e descreveu com a ajuda de David Hill.

Assim como Maratus albus, esta aranha-pavão não levanta seu abdômen quando faz corte à fêmea. Para atraí-las, o macho utiliza-se a estratégia de sapateado, movimentando rapidamente as pernas para impressionar e atrair a fêmea. A espécie pode ser encontrada em dunas perto da costa, em meio a pequenas plantas e detritos.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.