Foi divulgado na revista científica ZooKeys a descoberta de uma nova espécie de perereca do gênero Pristimantis no Peru. A nova espécie foi batizada de Pristimantins pluvialis e habita as florestas úmidas submontanas da região peruana de Cusco.

Pristimantis pluvialis, New Species of Rain Frog, Alessandro Catenazzi, sapos, anuros, anfíbios, nova espécie de anuro, perereca, nova espécie de perereca, Rain Frog, Peru, Cusco, Natureza, blog Natureza, blog Natureza e Conservação, Nature, animal, frogs, new species, floresta úmida, floresta.Pristimantins pluvialis é semelhante a outras espécies do gênero, que é o mais rico em termos de número de espécies, agora com 474 conhecidas pela ciência. Entretanto, de acordo com Alex Shepack, da Universidade de Illinois, a espécie recém-descoberta difere das demais pererecas do gênero devido à vocalização característica, textura da pele e a presença de uma papila rostral.

Pristimantins pluvialis é uma espécie de anfíbio tipicamente de cor laranja com algumas manchas marrons clara pelo corpo. Pode medir até 3 cm de comprimento, sendo as fêmeas maiores que os machos. Segundo os autores, os machos desta perereca ficam sobre rochas, gramíneas e arbustos do sub-bosque da floresta de onde vocalizam durante o amanhecer, entardecer e a noite, principalmente após chuvas pesadas.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta desta nova espécie de perereca ocorreu em uma região onde vários pesquisadores já haviam trabalhado anteriormente, evidenciando a necessidade de esforços continuados de levantamentos na região, visando compreender com mais detalhes a diversidade da herpetofauna local.