Galápagos tem primeira extinção de aves confirmada

O papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão (Pyrocephalus dubius) pode ser a mais nova espécie de ave descoberta nas Ilhas Galápagos. O trabalho foi divulgado recentemente na revista científica Molecular Phylogenetics and Evolution. Embora recém-descoberta esta linda ave já é considerada extinta pelos pesquisadores.

Papa-moscas-vermelho, Pyrocephalus rubinus, Vermilion Flycatcher, Príncipe, barão-do-melgaço, ave sangue-de-boi, aves do brasil, Tocantins, birds, birding Tocantins, birdwatching Brazil, Natureza, Blog Natureza e Conservação, fotos de aves, fotos de pássarosO papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão é considerado uma das 12 subespécie do papa-moscas-vermelho (Pyrocephalus rubinus), uma ave bastante conhecida, podendo ser encontrada em várias regiões do continente americano e nas Ilhas Galápagos. Com base em análises moleculares, um novo estudo sugere que as subespécies de Galápagos (nanus e dubius) sejam reconhecidas como espécies plenas devido a diferenças filogenéticas e morfológicas entre estas e demais populações das Américas.

A extinção do papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão não é uma novidade para a comunidade científica. Com ocorrência restrita a Ilha de São Cristóvão, esta espécie não é registrada desde 1987, embora várias expedições já tenham sido realizadas no local. Assim, segundo os autores do artigo, esta pode ser a primeira espécie de ave endêmica a ser extinta em Galápagos.

As causas da extinção do papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão é incerta, mas de acordo com Durrell Wildlife Conservation Trust outras subespécies de papa-moscas-vermelho enfrentam ameaças de ratos invasores, que comem os ovos dos pássaros, e de uma mosca parasita (Philornis downsi), que ataca e mata todos os filhotes dos ninhos.

Papa-moscas-vermelho, Pyrocephalus rubinus nanus, Pyrocephalus nanus, Vermilion Flycatcher, galápagos, ilhas Galápagos, aves de galápagos, aves das ilhas de galápagos, Príncipe, barão-do-melgaço, ave sangue-de-boi, aves do brasil, Tocantins, birds, birding Tocantins, birdwatching Brazil, Natureza, Blog Natureza e Conservação, fotos de aves, fotos de pássarosSegundo os pesquisadores, a extinção do papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão acende um alerta para a outra espécie de papa-moscas-vermelho de Galápagos (Pyrocephalus nanus). Recentemente várias populações de P. nanus  foram extintas ou apresentaram um grande declínio populacional.

Os autores recomendam a adoção de medidas urgentes para conservação de P. nanus, tendo em vista manter a diversidade filogenética da espécie para futuros estudos moleculares com esta ave. Acredita-se que novas espécies do gênero Pyrocephalus possam ser descobertas nas Ilhas Galápagos.
Galápagos tem primeira extinção de aves confirmada Galápagos tem primeira extinção de aves confirmada Reviewed by Dianes G. Marcelino on 21:05 Rating: 5

Um comentário:

  1. Fica ai um alerta ao Governo Equatoriano, trabalhar em cima deste alerta e fazer um trabalho com biólogos e cientistas no intuito de verificar a autenticidade da extinção ou tentar recuperar as poucas especies que ainda possam existir e fazer um trabalho de proteção em cima dos ovos e garantir a procriação dos mesmos!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.