O papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão (Pyrocephalus dubius) pode ser a mais nova espécie de ave descoberta nas Ilhas Galápagos. O trabalho foi divulgado recentemente na revista científica Molecular Phylogenetics and Evolution. Embora recém-descoberta esta linda ave já é considerada extinta pelos pesquisadores.

Papa-moscas-vermelho, Pyrocephalus rubinus, Vermilion Flycatcher, Príncipe, barão-do-melgaço, ave sangue-de-boi, aves do brasil, Tocantins, birds, birding Tocantins, birdwatching Brazil, Natureza, Blog Natureza e Conservação, fotos de aves, fotos de pássarosO papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão é considerado uma das 12 subespécie do papa-moscas-vermelho (Pyrocephalus rubinus), uma ave bastante conhecida, podendo ser encontrada em várias regiões do continente americano e nas Ilhas Galápagos. Com base em análises moleculares, um novo estudo sugere que as subespécies de Galápagos (nanus e dubius) sejam reconhecidas como espécies plenas devido a diferenças filogenéticas e morfológicas entre estas e demais populações das Américas.

A extinção do papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão não é uma novidade para a comunidade científica. Com ocorrência restrita a Ilha de São Cristóvão, esta espécie não é registrada desde 1987, embora várias expedições já tenham sido realizadas no local. Assim, segundo os autores do artigo, esta pode ser a primeira espécie de ave endêmica a ser extinta em Galápagos.

As causas da extinção do papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão é incerta, mas de acordo com Durrell Wildlife Conservation Trust outras subespécies de papa-moscas-vermelho enfrentam ameaças de ratos invasores, que comem os ovos dos pássaros, e de uma mosca parasita (Philornis downsi), que ataca e mata todos os filhotes dos ninhos.

Papa-moscas-vermelho, Pyrocephalus rubinus nanus, Pyrocephalus nanus, Vermilion Flycatcher, galápagos, ilhas Galápagos, aves de galápagos, aves das ilhas de galápagos, Príncipe, barão-do-melgaço, ave sangue-de-boi, aves do brasil, Tocantins, birds, birding Tocantins, birdwatching Brazil, Natureza, Blog Natureza e Conservação, fotos de aves, fotos de pássarosSegundo os pesquisadores, a extinção do papa-moscas-vermelho-de-são-cristóvão acende um alerta para a outra espécie de papa-moscas-vermelho de Galápagos (Pyrocephalus nanus). Recentemente várias populações de P. nanus  foram extintas ou apresentaram um grande declínio populacional.

Os autores recomendam a adoção de medidas urgentes para conservação de P. nanus, tendo em vista manter a diversidade filogenética da espécie para futuros estudos moleculares com esta ave. Acredita-se que novas espécies do gênero Pyrocephalus possam ser descobertas nas Ilhas Galápagos.