A pouco mais de um mês foi divulgado aqui no Blog Natureza e Conservação a situação crítica em que se encontra o Rio Formoso, Rio Urubu e demais rios da região de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, no Tocantins. Com a escassez de chuvas na região e a captação de água feita de forma irracional para irrigação, vários cursos d’água estão praticamente mortos, restando em seu leito apenas pequenos lagos rodeado por grandes blocos de areia.

Rio Formoso, Rio Urubu, Irrigação, crise hídrica, Seca, morte, Rio sem água, projeto rio formoso, irrigação está matando rios, Tocantins, degradação ambiental, impacto ambiental, Felipe Pimpão, Governo do Tocantins, blog natureza e conservação, natureza, salve o rio formoso, rio formoso sem água, Formoso do araguaia, lagoa da confusãoDepois de várias denuncias realizadas por visitantes e moradores locais, o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, desde o dia 14 de julho, em conjunto com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e a Associação dos Produtores do Vale do Rio Urubu (Avau), firmaram um acordo que previu o desligamento das bombas em 15/07, a partir das 9 horas, e ligamento somente no dia 17/07 ás 21 horas.

De acordo com o órgão ambiental, a paralisação das bombas nesse intervalo de tempo tinha como objetivo recuperar de forma significativa a vazão nos rios de maiores demandas de uso da água. Ainda de acordo com notícia veiculada pelo Naturatins, no dia 18/07, o objetivo de recuperar a vazão desses rios teria sido alcançado, citando o Rio Urubu, que teve 20% da vazão recuperada, elevando seu nível d’água em 40 centímetros nesses dois dias e meio de paralisação da captação de água para irrigação.

Atualmente as medidas emergenciais para salvar o Rio Formoso, Rio Urubu e demais rios da região estão divididas da seguinte forma.

Rio Urubu

Ponte para cima – Bombear no final de semana. Inicia sexta a domingo no período de 21h às 9h. E não bombear durante a semana.

Ponte para baixo – Bombear durante a semana. Inicia segunda a quinta no período de 21h às 9h. Não bombear no final de semana.

Rio Formoso

Desligar as bombas de irrigação em 22/07/2016 a partir das 9h e ligar no dia 24/07/2016 às 21h. A partir do dia 24/07/2016 até o final da safra, as bombas somente poderão ser ligadas nos horários das 21h às 9h do dia seguinte.

Demais rios da Região

Desligar as bombas de irrigação em 23/07/2016 a partir das 9h e ligar no dia 25/07/2016 às 21h. A partir do dia 25/07/2016 ate o final da safra, as bombas somente poderão ser ligadas nos horários das 21h às 9h do dia seguinte.


Nos finais de semana, no Rio Formoso e demais rios da região, a captação pelas bombas deverá ser totalmente paralisada, às sextas-feiras a partir das 9h e religadas aos domingos às 21h.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.