Palmas/TO será uma das cidades da região norte do país a receber o curso de Monitoramento de Fauna Atropelada e Introdução ao Sistema Urubu. Ministrado pelo professor Dr. Alex Bager, pesquisador do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas – CBEE, o curso tem como foco apresentar o protocolo de monitoramento utilizado pela instituição e difundir o uso do Sistema Urubu.

Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas – CBEE, cbee, sistema urubu, fauna atropelada, monitoramento de fauna atropelada, curso, curso monitoramento de fauna atropelada, curso sistema urubu, dia de urubuzar, animais atropelados, extinção, rodovias, natureza, conservação, blog natureza e conservação.A realização do curso está prevista para ocorrer no dia 22 de agosto, entre 13:00 horas e 18:00 horas, no auditório do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins. O investimento é de R$50,00 e todos os participantes receberão certificado de participação.

A pré-inscrição no curso de Monitoramento de Fauna Atropelada e Introdução ao Sistema Urubu pode ser realizada clicando neste link e mais detalhes sobre o curso clicando aqui.

Os principais tópicos que serão abordados durante o curso abrangem: conceitos e erros amostrais inerentes de monitoramento de fauna atropelada, delineamento amostral, coleta de dados de carro e a pé, Sistema urubu, Banco de Dados Brasileiro de Atropelamentos de Fauna Selvagem (BAFS) e organização de dados e encaminhamento para o CBEE.

Segundo dados da instituição, mais de mil profissionais já foram capacitados Brasil afora. O curso é direcionado ao público em geral, englobando grupos de pesquisa, agências governamentais, Ongs, empresas e demais interessados em trabalhar na coleta de dados sobre fauna atropelada no território brasileiro. Anualmente estima-se que 475 milhões de animais selvagens são atropelados nas estradas brasileiras.

O curso de Monitoramento de Fauna Atropelada e Introdução ao Sistema Urubu também será realizado nas cidades de Manaus (17 de agosto) e Belém (19 de agosto).