Você conhece a choca-d’água? O que bicho é? apresenta para você! A choca-d’água (Sakesphorus luctuosus) é uma ave nativa do Brasil, podendo ser encontrada nos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amazonas e Amapá.
choca-d’água, Sakesphorus luctuosus, aves do Brasil, birds of Brazil, Sakesphorus, Thamnophilidae, observação de aves, pássaro de cor preta, pássaros bonitos, aves bonitas, natureza, conservaçãoA choca-d’água mede cerca de 17 centímetros de comprimento, sendo comumente encontrada entre arbustos e cipós das matas de galerias ou em várzeas inundadas.
É uma ave muito bonita. A plumagem do macho e da fêmea é diferente somente na cor do topete, sendo totalmente preto no macho e castanho na fêmea. Indivíduos machos jovens também apresentam coloração do topete castanho (foto ao lado), mas na medida em que vão se desenvolvendo, seu topete torna-se totalmente negro. Ao vocalizar tem o hábito de levantar a cauda para cima e para baixo.
Não existem dados sobre o tamanho populacional da choca-d’água, entretanto, estima-se que a espécie pode perder entre 20% a 24% do seu habitat ao longo de sua área de ocorrência no período de 3 gerações (14 anos) devido principalmente ao desmatamento na Amazônia. Veja no vídeo abaixo a choca d'água cantando livre na natureza.
Atualmente a espécie não está enquadrada em nenhuma classe de espécies ameaçadas de extinção. Conheça outros animais interessantes no que Bicho é?