A observação de aves é uma atividade que cresceu muito nos últimos tempos no Brasil. Visitar locais bem conservados ou até mesmo inexplorados é garantia de encontrar e fotografar belas aves. No Tocantins, um local que pode proporcionar uma boa passarinhada é o Lago de Palmas, principalmente se o passeio for feito por água.
Observação de aves, observar aves, caiaque, observar aves com caiaque, aves do Tocantins, observar aves no Tocantins, Palmas, Aves de Palmas, Tocantins Birding, Natureza, Lago de Palmas, caiacar, fotografia de aves, fotos de aves, turismo fotos de pássaros, aves do BrasilO Lago de Palmas foi formado para criação da Usina Hidrelétrica de Lajeado, conhecida como UHE Lajeado, e sua borda abriga muitos ambientes distintos e que ainda podem nos surpreender com uma rica biodiversidade, principalmente quando se fala em aves aquáticas. Por terra, muitos desses locais são incessíveis, mas abordo de um caiaque é possível explorar muitos desses ambientes.
Neste ano de 2016, convidado pelo amigo Gilson, tive o privilégio de experimentar tal sensação. Partindo da Praia do Prata, no período da tarde, exploramos um pequeno trecho da orla do lago que mistura diferentes ambientes neste percurso. No final da jornada conseguimos registrar 33 espécies de aves, destacando o frango-d’água-pequeno (Porphyrio flavirostris), a arara-canindé (Ara ararauna), Freirinha (Arundinicola leucocephala) e o chorão (Sporophila leucoptera).
Caiacar e observar aves no Lago de Palmas foi uma experiência inovadora. Considerando a imensidão do lago, a utilização do caiaque pode proporcionar muitas descobertas importantes, uma vez que pode-se acessar muitos locais antes inacessíveis por terra, principalmente áreas alagadas. O lago ainda oferece a possibilidade de contemplar o maravilhoso pôr do sol de Palmas.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.