As belezas naturais do Vilarejo da Chapada, próximo a Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais, podem estar com os dias contados. Um projeto de implantação de torres de linhas de transmissão de energia prevê a instalação de torres próximas a cachoeiras e riachos do distrito, impactando muitos atrativos turísticos da região.
Cachoeira do Castelinho, Vilarejo da chapada, lavras novas, ouro preto, cachoeira do falcão, cachoeiras do vilarejo da chapada, visite chapada em ouro preto minas gerais, Minas Gerais, Turismo em chapada, turismo no vilarejo da chapada, cachoeiras de chapada lavras novasOs moradores de Chapada vivem basicamente do turismo ecológico e um empreendimento deste porte afetará negativamente a economia local. Os moradores relatam que o empreendimento causará grandes impactos ambientais e visuais, podendo refletir em uma redução no número turistas que visitam a região para contemplar a natureza.
Esta não é a primeira vez que o Vilarejo da Chapada sofre pressão por esse tipo de empreendimento. No início dos anos 2000, a empresa Furnas também tinha projetos de implantação de torres de transmissão de energia no vilarejo. A união dos moradores fez com que o projeto não fosse aprovado, tendo a empresa que instalar as torres em outra localidade. Mesmo assim, os impactos ambientais foram sentidos em Chapada.
De acordo com moradores locais, Chapada é um dos distritos mais bem conservados de Ouro Preto, tanto no aspecto histórico, arquitetônico e natural, fruto da luta do seu povo pela preservação do vilarejo. Segundo Sergio Gadelha, diretor da organização ambientalista Serra do Trovão, Chapada está se transformando em um grande corredor de linhas de transmissão. Este é um empreendimento de grande porte e o impacto ambiental é muito prejudicial para o meio ambiente e a comunidade, sendo necessário encontrar outras alternativas de traçado.

Sobre o Vilarejo da Chapada

O Vilarejo da Chapada em um distrito de Ouro Preto, localizado às margens da Estrada Real, a cerca de 15 Km de Ouro Preto e 123 Km de Belo Horizonte. O distrito é cercado pela Serra do Trovão e Serra da Chapada, compostas por matas nativas e com várias cachoeiras que encantam turistas de várias regiões do Brasil.

Dentre as cachoeiras, destacam-se a Cachoeira do Castelinho e a Cachoeira do Falcão. Com estilo mineiro do interior, os visitantes de Chapada encontrarão no vilarejo um povo hospitaleiro e acolhedor, podendo desfrutar de áreas de camping, restaurantes e locais para se hospedarem.