Para quem está visitando a cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, um excelente local que vale conhecer é o Parque Zoobotânico de Carajás. O local está inserido em uma Floresta Nacional, sendo o retrato das características florestais da Amazônia.
Parque zoobotânico de carajás, vale conhecer, zoobotânico de carajás, parque, floresta nacional de carajás, turismo, Parauapebas, Pará, zoobotânico de parauapebas, vale, mineradora vale, natureza, conservaçãoO parque tem uma área equivalente a 30 campos de futebol. A maior parte deste terreno é de floresta nativa, sendo apenas 30% do espaço de área construída. Recentemente o Zoobotânico de Carajás passou por reformas, melhorando ainda mais o passeio por suas dependências.
Dentro do parque, o visitante tem contato com diferentes espécies de macacos, antas, onça-pintada e onça-preta, cachorro-do-mato e diversas espécies de aves, tais como araras, corujas e gaviões, destacando a maior espécie de águia brasileira, o gavião-real (Harpia harpyja).
Parque zoobotânico de carajás, vale conhecer, zoobotânico de carajás, parque, floresta nacional de carajás, turismo, Parauapebas, Pará, zoobotânico de parauapebas, vale, mineradora vale, natureza, conservação, onça preta, onça pintada, onça, onça preta de carajás, onça preta zoobotânico de carajás, jaguar, black jaguarOutros destaques do passeio pelo Parque Zoobotânico estão relacionados ao conhecimento de exemplares de espécies vegetais da floresta amazônica. Todo deslocamento é realizado em trilhas em meio a árvores centenárias e que atingem mais de 30 metros de altura. Além disto, o parque abriga um orquidário com diversas espécies de orquídeas com ocorrências na região.
O Parque Zoobotânico de Carajás, que foi inaugurado em 1985, é aberto ao público diariamente. Por mês, cerca de 10 mil pessoas passam pelo local. O acesso ao parque é feito via terrestre, de carro ou de van, saindo de Parauapebas, percorrendo por aproximadamente 25 Km, até a Serra dos Carajás.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Veja no vídeo abaixo a onça-preta, uma das atrações do Parque Zoobotânico de Carajás.