Aconteceu nesta última terça-feira (13) o primeiro debate sobre energia renováveis em Parauapebas, sudeste do Estado do Pará. O evento foi realizado no auditório do campus do Instituto Federal do Pará – IFPA do município e contou com a presença de representantes do setor privado e público, além de representantes da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciências e Tecnologia - SEMMECT.

Energias renováveis Parauapebas, Parauapebas, Prefeitura de Parauapebas, energia solar, energia renováveis, energia solar Parauapebas, as energias renováveis e a geração distribuída de energia, Pará, energia solar Pará, IFPA, O tema do debate foi “as energias renováveis e a geração distribuída de energia, possibilidades e desafios”. “Este é o primeiro evento na área de energias renováveis em Parauapebas, requerendo desta forma mais responsabilidade do governo para o desenvolvimento das ações no município”, enfatizou o Secretário da SEMMECT Flávio Veras.

Durante evento foi apresentado pelos representantes da prefeitura o planejamento do órgão quanto à inserção da energia renovável na matriz energética do município. Inicialmente está previsto a destinação de cerca de 1,1 milhão de reais para a instalação de painéis solares em alguns prédios utilizados pela prefeitura. A medida gerará grande economia de energia e o investimento será compensado em poucos anos.

Baseado em um projeto pioneiro de cooperativismo para geração de energia solar no município de Paragominas/PA, o órgão municipal pretende futuramente trazer este modelo de negócio para Parauapebas, facilitando a inserção das energias renováveis na matriz energética do município. O mercado de energia solar tem aumentado muito nos últimos anos e diversas pessoas tem buscado cursos de capacitação e aperfeiçoamento nesta área.



Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.