topetinho-do-brasil-central - Lophornis gouldii é bem parecido com a espécie de beija-flor-de-leque-canela - Lophornis ornatos, diferindo apenas quanto à coloração de seus leques. É uma das aves mais bonitas do Brasil e ocupa posição de destaque no ranking das menores aves do Brasil por possuir tamanho que varia entre 6,8 a 7,6 centímetros.

Aves do Brasil, topetinho-do-brasil-central, Dot-eared Coquette, beija-flor-topetinho-do-leque-pontilhado, Topetinho-do-leque-pontilhado, Lophornis gouldii, menores aves do Brasil, beija-flor, beija-flor, aves mais bonitas do Brasil, animais, birds, birds of Brazil, natureza, birding, Tocantins, Palmas, aves do Pará, que bicho é, aves, natureza e conservaçãoO macho apresenta crista marrom-canela, entretanto mais longa e mais pontiaguda que as do beija-flor-de-leque-canela. As penas nas laterais do pescoço são mais longas, na coloração branca com pintas redondas esverdeadas nas pontas. A fêmea apresenta garganta marron-canela e coroa em um tom mais intenso de marrom canela do que a fêmea do topetinho magnífico, ambas sem a presença de manchas.

É considerada uma espécie rara, de ocorrência localizada e ligada a estação do ano, sendo encontrada em dossel, bordas de matas e capoeiras. No Tocantins esta bela ave do Brasil tem sido encontrada em jardins residenciais. Apresenta ser bem menos numeroso do que o topetinho-magnifico, embora as espécies possam ser encontradas juntas no mesmo habitat, apresentando comportamento similar entre si.

topetinho-do-brasil-central está inserido na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN e do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.