O periquito-de-asa-amarela (Brotogeris chiriri) é uma das aves do Brasil mais popular da avifauna brasileira, sendo encontrado em uma variedade de ambientes na natureza. Este pequeno periquito ainda é conhecido em algumas regiões do Brasil como periquito-de-encontro-amarelo e periquito-estrela.

Periquito-de-asa-amarela, periquito de encontro amarelo, Brotogeris chiriri, periquito estrela, periquito, o que os periquitos comem, aves do Brasil, ornitologia, observação de aves, birding, birdwatching, pássaros do Brasil, aves do Tocantins, natureza, curiosidades sobre aves, fotos de periquito, fotos, animaisO periquito-de-asa-amarela está presente em quase todos os Estados brasileiros, e em algumas regiões de outros países como Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai e Peru. Tome cuidado para não confundi-lo com o periquito-rico (Brotogeris tirica), também conhecido como periquito-verde, uma vez que costumam estar juntos no mesmo bando e não possuem o detalhe na coloração amarela no ombro.

Na natureza o periquito-de-asa-amarela pode ser encontrado em uma variedade de ambientes, desde áreas com matas, ambientes abertos com poucas árvores e até cidades, sendo uma ave comum em grandes centros urbanos. O bando formado por este periquito apresenta um grande número de indivíduos, sendo estes bastante sociáveis a presença humana. Por ser quase totalmente de coloração verde, quando pousado em árvores ou poleiros altos, pode ser difícil a observação devido a sua coloração.

O periquito-de-asa-amarela alimenta-se basicamente de frutos, sementes, flores e néctar das plantas. Por estar sempre em grandes bandos costuma ser alvo fácil para predadores, em especial para grandes aves de rapinas, tais como o falcão-de-coleira (Falco femoralis), a coruja murucututu-de-barriga-amarela ou corujão-mateiro (Pulsatrix koeniswaldiana) e pelo gavião carcará (Caracara plancus).

A espécie não está inserida em nenhuma lista de espécies ameaçadas de extinção, entretanto, frequentemente é vítima do tráfico de animais silvestres, podendo futuramente ter a viabilidade de suas populações comprometidas. Para evitar tal situação é importante sempre estarmos alertas para combater o tráfico de animais da natureza, denunciando os infratores à autoridade competente.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.