Profissionais e estudantes da área de meio ambiente de Parauapebas, no sudeste do Pará, terão uma oportunidade para melhorar sua qualificação profissional através da realização de um curso de geoprocessamento ministrado por engenheiro ambiental da cidade. O curso tem carga horária de 20 horas e será 100% realizado na prática.

Curso de geoprocessamento, Parauapebas, Pará, arcgis, curso de arcgis em Parauapebas, curso na área de meio ambiente, cursos Pará, engenharia ambiental, biologia, mapas temáticos, cadastro ambiental rural, consultor ambiental parauapebasO instrutor do curso de geoprocessamento na cidade de Parauapebas será o engenheiro ambiental Dianes G. Marcelino. Formado pela Universidade Federal do Tocantins em 2011, o engenheiro tem ainda no seu currículo um mestrado na área de ecologia, obtido na própria instituição de ensino no ano de 2014. Começou a trabalhar com geoprocessamento ainda na graduação e desde então tem utilizado a ferramenta para desenvolver trabalhos técnicos de consultoria ambiental e pesquisa científica.

Durante o curso será apresentado aos participantes sítios para obtenção de dados espaciais (imagens de satélites e dados vetoriais). A partir destes dados os alunos aprenderão a analisar, editar e criar novos dados utilizando um software específico para processamento de dados espaciais, produzindo diversas informações nos formatos de planilhas de Excel, mapas temáticos e arquivos digitais para o Cadastro Ambiental Rural - CAR, por exemplo. Como forma de fixar o conteúdo, nas últimas aulas, os alunos desenvolverão um projeto de geoprocessamento utilizando o aprendizado obtido durante o curso.

Com a conclusão do curso os alunos serão capazes de gerar mapas para usos diversos, bem como produzir peças técnicas para projetos e estudos ambientais. A previsão é que a primeira turma do curso de geoprocessamento em Parauapebas se inicie assim que atingir o número mínimo de alunos por turma. As aulas ocorrerão de segunda-feira a sexta-feira, das 19:00 às 21:00 horas. As turmas serão formadas por 07 a 10 alunos, facilitando o processo de acompanhamento pelo instrutor.

Garanta já a sua vaga! Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail marcelino_020@yahoo.com.br.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.