O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, na cidade de Parauapebas, está com processo de inscrições abertas para seleção de voluntários para desenvolverem atividades na Floresta Nacional de Carajás – Flona Carajás.

ICMBIO, programa de voluntariado, Parauapebas, icmbio Parauapebas, flona Carajas, Carajas, floresta nacional de Carajás, parque zoobotânico de carajás, portaria, visitação turística, guia turístico, guia turístico em Parauapebas, natureza, pebinha de açúcar, cks, meio ambiente, guia, contemplação da natureza, onça preta, pantera, panthera oncaA proposta do programa de voluntariado do ICMBio é capacitar interessados a conduzirem visitas guiadas ao interior das áreas protegidas, assim como eventos de educação ambiental, produção de materiais didáticos e ações de divulgação da unidade de conservação.

Dentre os objetivos do programa estão iniciativas voltadas à promoção e divulgação da UC’s da região, fortalecendo a participação social em sua gestão por meio da aproximação entre a sociedade e a gestão, bem como estimular a realização de pesquisas científicas, ações de educação ambiental e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades dos voluntários, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional.

A capacitação será realizada através de um processo teórico e prático, sendo esta última parte realizada no interior das unidades de conservação do mosaico Carajás, onde os voluntários serão apresentados as trilhas existentes e infraestruturas de visitação das unidades de conservação.

Para participar do processo seletivo de voluntariado do ICMBio os interessados devem ter mais de 18 anos, ter afinidade com as questões ambientais, interesse pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, ter formação, estar cursando ou ter experiência na área ambiental e/ou na prestação de serviços voluntários, saber trabalhar em equipe e possuir disponibilidade para participar de todas as etapas  da capacitação.

Os selecionados poderão atuar em áreas administrativas, de gestão socioambiental, de usos públicos e negócios ou de proteção ambiental. O período de inscrição é de 23/04/2018 a 04/05/2018, devendo os interessados entregar currículo e ficha cadastral de voluntários na sede do ICMBio de Parauapebas, na Rua J, 202, Bairro União, no horário de 08:00 ás 18:00 horas, entre segunda-feira e sexta-feira. O edital com os detalhes para esta chamada você confere neste link.

Não percam esta chance de atuar em uma causa ambiental! Seja um voluntário na proteção da natureza

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.


Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.