Se você deseja atrair aves para sua casa não há nada melhor do que a instalação de um comedouro para pássaros em um ponto estratégico do seu quintal. Entretanto, além das aves, os comedouros também atrairão uma série de insetos para seu jardim, tornando-o “biodiverso” e podendo trazer aspectos positivos para seu quintal ou jardim.

Comedouro para pássaros, comedouro para insetos, como atrair pássaros para o quintal, comedouro, pássaros, comedouro para aves, aves, aves do Brasil, birdwatching, birds, birding, animals, animais, insetos, natureza, polinização, formigas, borboleta, marimbondos, vespasO tipo de inseto que será atraído por um comedouro para pássaro poderá estar associado ao tipo de alimento que estará sendo utilizado. Nesses tipos de comedouros é possível encontrar insetos como abelhas, marimbondos, formigas e borboletas, sendo que muitos deles podem pertencer a mais de uma espécie.

Só para exemplificar, em uma rápida observação em um comedouro para pássaros que instalei no meu quintal, contendo algumas bananas para atrair as aves, foi possível perceber a presença de indivíduos de duas espécies de marimbondos, uma espécie de abelha, três de mosquitos, uma espécie de formiga e outra de borboleta. Ou seja, algumas simples bananas serviram de banquete para uma série de outros animais, além dos pássaros como a pipira-vermelha, o cardeal-da-amazônia, sanhaço-cinza e o sanhaço-da-amazônia.

Muitos dos insetos atraídos por comedouros possuem importância ecológica e podem trazer benefícios. Espécies como as abelhas são excelentes polinizadoras e a presença delas no seu quintal pode ser garantia de que o processo de polinização de suas plantas estará garantido.

Além das abelhas, outros animais quem podem ter papel importante no seu jardim são as formigas. Algumas espécies podem interagir com as plantas do seu jardim, protegendo-as contra o ataque de pragas. Assim, ao construir um comedouro para pássaros estamos criando uma cadeia de relações com esses animais e com muitos outros, que na maioria das vezes, nem sempre notamos que estão presentes.

Você tem um comedouro para aves no seu quintal? Quais insetos já conseguiu identificar compartilhando o alimento dos pássaros?

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.