Um recente e importante estudo sobre a assembleia de cavalos fósseis da Gruta do Urso, no município de Aurora do Tocantins/TO, evidencia um novo registro para Equus neogeus na região norte do Brasil. O artigo científico foi publicado na revista científica Ameghiniana, uma das revistas mais importantes e tradicionais da América do Sul.
cavalos, ursos, fósseis, megafauna, Arctotherium wingei, Equus neogeus, Tocantins, gruta do urso, paleontologia, fóssil, pesquisa, ciência, extinção, mamíferos, aurora do Tocantins, AmeghinianaOs levantamentos paleontológicos foram realizados entre os anos de 2013 e 2014 em depósitos quaternários da caverna conhecida na região de Aurora do Tocantins como Gruta do Urso. Neste local foram resgatados oito dentes e cinco elementos cranianos de Equus neogeus. Estes animais viveram no entorno da gruta durante o Último Máximo Glacial, há aproximadamente 20 mil anos atrás.
O trabalho ainda descreve pela primeira vez a interação ecológica entre Equus e o urso extinto Sulamericano Arctotherium wingei. De acordo com os autores, marcas de uso da carcaça dos cavalos pelos ursos foram reveladas pelo estudo tafonômico, indicando que esses ursos poderiam também predar esses animais. Esta é uma importante descoberta sobre os mamíferos da Megafauna Sulamericana.
O trabalho contou com a participação dos pesquisadores Leonardo S. Avilla, Helena Machado, Hermínio I. de Araújo-Júnior, Dimila Mothe, Alline Rotti, Karoliny de Olinveira-Nascimento, Victoria Maldonado, Ana M. Graciano Figueiredo, Angela Kinoshita e Oswaldo Baffa.

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.