O projeto “Abrace o Tamanduá” surgiu em 2016, com o intuito de realizar a reintrodução à natureza de um tamanduá-mirim órfão, batizado de Zeca, vítima de atropelamento no final de 2015 em uma rodovia de Minas Gerais e que foi recebido pelo CETAS-BH. O projeto é uma iniciativa do Waita Instituto de Pesquisa e Conservação com apoio do IBAMA e IEF.
projeto abrace o tamanduá, waita, ong, tamanduá, tamanduá mirim, animais, conservação ambiental, preservar os animais, natureza, sustentabilidade, crowdfunding, monitoramento, ibama, atropelamento, animais selvagensO projeto prevê a construção de um viveiro de reabilitação, treinamento antipredação, treinamento alimentar, realização de exames clínicos, físicos e de sanidade do animal, adaptação de um aparelho GPS a um colete que será acoplado ao animal, elaboração de um software para o monitoramento do animal, saídas de campo para avaliação do local de soltura, soltura do animal, visitas ao local de soltura para monitoramento posterior e trocas de bateria do GPS, assim como a confecção de material de divulgação e vídeo pós-soltura.
Entretanto, para que Zeca possa retornar à natureza, é necessária a contribuição de todos. Para realização da soltura e monitoramento do tamanduá-mirim, a ONG Waita precisa de recursos financeiros e lançou uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para arrecadar fundos para o projeto. Você pode colaborar e ainda ganhar diversas recompensas, como saída de campo com a Waita, produtos do Zeca (camisa, caneca, chaveiros), livro infantil, participação especial em vídeo do projeto e muito mais!
O projeto não tem data de termino definida, uma vez que compreende a recaptura do animal para realizar a troca da bateria do GPS, possibilitando assim a continuidade do monitoramento. Após a soltura do Zeca, o dinheiro arrecadado e que não for utilizado no projeto Abrace o Tamanduá será utilizado para reabilitação, soltura e monitoramento de outros animais recebidos no CETAS.
Clique Aqui e veja vídeos, mais informações e saiba como contribuir para que esta bela iniciativa possa devolver o Zeca para a natureza!
Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.