Já falamos aqui no blog Natureza e Conservação sobre o piolho-de-cobra, mas uma pergunta recorrente é se o piolho-de-cobra é venenoso e se ele pode ser perigoso para homem? A resposta para esta pergunta é que não, o piolho-de-cobra não é venenoso e não representa perigo para o homem.

piolho de cobra é venenoso, piolho de cobra tem veneno, cobra tem piolho, piolho de cobra, embuá, gongolos, cobra não tem piolho, mito, verdade, mitos e verdades, animal, animais, naturezaTalvez o grande medo das pessoas quanto à presença do piolho-de-cobra no quintal de suas casas seja pelo fato deste animal ser parecido com a lacraia, um animal que possui veneno, pouco tóxico para o homem, mas que pode provocar dor forte, inchaço no local da picada e febre dependendo do tamanho do animal.

Como já vimos, o piolho-de-cobra também é conhecido por embuá ou gongolo. É um diplópode, ou seja, é um animal que possui seus segmentos do corpo fundidos em pares denominados de diplossegmentos, sendo composto por pares de pernas em cada um desses segmentos. Existem cerca de 8000 espécies conhecidas desses animaizinhos na natureza.

São animais importantes para o meio ambiente, pois atuam na ciclagem de nutrientes na natureza, degradando a matéria orgânica e transformando-a em composto orgânico rico em nutrientes para as plantas. O controle da infestação do animal nos quintais e jardins pode ser realizado com a redução da umidade e remoção de restos de galhos, troncos e folhas desses locais, uma vez que o piolho-de-cobra gosta de locais úmidos e escuros.

Agora que você sabe que o piolho-de-cobra não tem veneno, não precisa mais ter medo desse animal.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.