Não é somente as abelhasborboletas e outros insetos que desempenham um importante papel ecológico quando o assunto é polinização de plantas. As aves também fazem muito bem este serviço ambiental, sendo a polinização de plantas com flores pelos pássaros denominada ornitofilia. Mundialmente, estima-se que mais de 600 espécies de aves tem como dieta alimentar o néctar presente nas flores de uma variedade de espécies de plantas, destes arbustos até árvores de grande porte.
Beija-flor, polinização, natureza, birds, flores, beija flor poliniza flores, animais polinizadores, natureza, curiosidades, animais fantásticosAo aproximar-se das flores das plantas, elas introduzem seu bico na flor para sugar o néctar, ficando o bico e diferentes partes do corpo do animal cobertas de pólen que, posteriormente, entrarão em contato com o aparelho reprodutor de uma nova flor que será visitada pela ave. E é este processo que garante a reprodução de várias espécies de plantas e consequente manutenção de suas populações.
Tradicionalmente, as diferentes espécies de beija-flores são os principais pássaros responsáveis pela polinização das plantas com flores, mas outras espécies também desempenham bem este papel, como a cambacica – Coereba flaveola, os comedores de néctar da Austrália, como a espécie Phylidonyris novaehollandiae – melífago-de-olho-branco.
polinização realizada pelas aves é um processo tão importante que beneficia diretamente o homem. Estima-se que 5% das plantas utilizadas pelo homem em sua alimentação ou como remédio são polinizadas por aves durante seu ciclo de vida. O desaparecimento das aves tem como consequência direta a interrupção desse importante serviço ecossistêmico, levando inúmeras espécies de plantas também a extinção, fato este já observado na natureza.

Por esses e outros serviços ecológicos prestados pelas aves é que devemos sempre lutar pela preservação desses belos animais, essenciais para a manutenção de vários ecossistemas e consequente qualidade de vida para o homem.


Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor


Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.