A flora brasileira ganhou mais uma nova espécie de planta. Cientistas brasileiros descreveram recentemente uma árvore bem diferente de muitas outras por apresentar a maior folha que se tem conhecimento até hoje. Trata-se da espécie Coccoloba gigantifolia, uma árvore que pode atingir até 15 metros de altura e ter folhas com até 2,5 metros de comprimento, as maiores folhas do mundo. A descoberta foi realizada pelos pesquisadores Rogério Gribel, Efigênia de Melo e Carlos Alberto Cid Ferreira, e divulgada na revista científica Acta Amazonica.

maiores folhas do mundo, Coccoloba gigantifolia, árvores de folhas grandes, plantas com folhas grandes, amazônia, plantas, folhas gigantes, árvores, meio ambienteDe acordo com os autores, Coccoloba gigantifolia são árvores poligâmicas e dióicas, com tronco reto e segmentado que ocasionalmente brota na base com anéis transversais distanciados em torno de 10 cm, com finos ramos de casca esbranquiçada. As árvores também têm galhos jovens e pubescentes e tricomas ferruginosos. As folhas são alternadas, espirais e pecioladas.

A espécie é endêmica da bacia do rio Madeira, tendo registros apenas para os Estados do Amazonas e Rondônia. A distância entre as populações amostradas no médio e baixo rio Madeira é de aproximadamente 600 km, o que pode indicar uma distribuição disjunta restrita à bacia do rio Madeira, o que indica que a espécie é relativamente rara, que aliado a outros fatores, coloca em risco a sobrevivência da espécie.

De acordo com os autores, a biodiversidade da região central da Madeira foi impactada por projetos de desenvolvimento de infraestrutura, como as hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Jamari, além da expansão da fronteira agrícola (monocultura e pastagem de soja) nos estados de Rondônia, norte Mato Grosso e sul do Amazonas. Governo planeja pavimentar a rodovia BR 319 (de Manaus a Porto Velho), ao longo da margem esquerda do rio Madeira, o que também representam uma ameaça aos ambientes naturais da região devido a incêndios e desmatamentos que poderão ser causados pelo avanço da infraestrutura agrícola e rodoviária.

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.