Você já reparou ou teve a oportunidade de olhar de perto os olhos de uma coruja-buraqueiraTodo animal tem algum detalhe ou alguma ação que chama atenção de quem observa. Quando falamos sobre a coruja-buraqueira (Athene cunicularia) este detalhe são seus olhos. 

coruja buraqueira, aves do brasil, ornitologia, olhos de coruja, athene cunicularia, corujinha, corujas fofas, corujas do brasil, que bicho é, ornitologia, observação de aves, birdsElas possuem grandes olhos com íris amarela que aumentam ainda mais a beleza e graça desta bela ave brasileira. Esta não é uma característica exclusiva da coruja-buraqueira, você também encontrará outros tipos de corujas com belos olhos amarelos, como a corijunha-de-roraima (Megascops guatemalae), o mocho-dos-banhados (Asio flammeus), a corujinha-do-mato (Megascops choliba) e o mocho-diabo (Asio stygius).

Uma curiosidade interessante sobre a espécie é que ela tem o hábito de ficar sobre uma perna, o que não acontece com nenhum outro tipo de coruja. É um animal tímido, mas é bastante receptivo a presença humana quando não está com filhote. Portanto, caso a coruja esteja com filhotes, não se aproxime dos animais, pois os pais irão defender seus filhotes de uma possível ameaça.

O legal da coruja-buraqueira é que ela está presente em vários tipos de ambientes, como áreas de cerrados, campos, praças, terrenos baldios, parques, estradas, etc. Em área urbana você poderá encontrar com facilidade uma coruja-buraqueira e observar com mais detalhes as belezas dessa ave.

Siga o blog Natureza e Conservação no FacebookYouTube e Instagram.

Sobre o autor

Dianes G. Marcelino é consultor, engenheiro ambiental e mestre em ecologia de ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em licenciamento ambiental, geoprocessamento, ecologia, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos.