Você conhece a Ararinha-azul? Não? A ararinha-azul – Cyanopsitta spixii (Spix's Macaw) é uma ave brasileira pertencente à família dos Pisttacidae. É uma ave que tinha ocorrência exclusiva no Brasil, em Curaça, no extremo norte do Estado da Bahia. Tinha porque o último exemplar na natureza desapareceu em outubro de 2000 e atualmente a espécie é considerada extinta na natureza, não sendo mais possível encontrar nenhum indivíduo em vida livre.

ararinha-azul, Cyanopsitta-spixii, Spix's Macaw, Macaw, aves, birds, birding, Bahia, Curaça, animal, blog Natureza e conservação, conservação, extinção, Ararinha-azul em cativeiro, Association-for-the-Conservation-of-Threatend-Parrots-ACTP
Ararinha-azul em cativeiro.
Foto: Association for the Conservation
of Threatend Parrots - ACTP.
As principais causas que dizimaram as populações dessa espécie estão relacionadas à perda de habitat e o tráfico desses animais. A ararinha-azul é dependente das matas de galerias/ripárias (matas que margeiam os cursos d’água) e estas foram destruídas para a implantação de lavouras, pastos e hidrelétricas. A captura para comércio ilegal também foi um fator determinante para a extinção dessa bela ave na natureza. A espécie foi inspiração para o Filme Rio 1 e 2.

Os últimos indivíduos da espécie, cerca de 85, estão em cativeiros em diferentes partes do mundo. Atualmente está em andamento o Plano Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul – PAN Ararinha-azul, o qual visa aumentar a população em cativeiro, recuperar e conservar os habitats originais de ocorrência da espécie e, a partir de 2021, reintroduzi-la na natureza. Esperamos que dê certo, para num futuro próximo encontrarmos novamente com esta belezura na natureza. 

Conheça a história em vídeo dessa espécie. Veja outros bichos no Que bicho é? do Blog Natureza e Conservação.