O Brasil tem oficialmente 1.173 espécies ameaçadas de extinção, sendo que 34 delas apresenta ocorrência no Estado da Paraíba. O número parece pequeno, mas segundo especialistas, a falta de uma lista específica da fauna do Estado dificulta conhecer todas as espécies ameaçadas ou em extinção na Paraíba.
Filhote de gato-do-mato, gato do mato, leopardus-trigrinus, Tigrillo, gato selvagem, fotos de gatos selvagens, animais, animais em extinção, fotos de animais em extinção, natureza, conservação, Paraíba, animais ameaçados de extinção na Paraíba
Filhote de gato-do-mato - Fábio Colombini
Segundo o biólogo Douglas Zeppelini, esse número poderia ser muito maior se a Paraíba tivesse realizado a avaliação do risco de extinção de sua fauna, entretanto, a agenda ambiental dos órgão ambientais não priorizou esse tema. 

Para Douglas, os principais motivos que tem levado inúmeras espécies a beira da extinção estão relacionados a sobreexploração das espécies, poluição, contaminação e o mais grave de todos eles, a destruição do ambiente provocado pelo desmatamento, urbanização, queimadas, agropecuária, etc.
Dentre as espécies ameaçadas na Paraíba estão o Anambé-de-asa-branca - Xipholena atropurpurea com status conservação “Vulnerável”; o Peixe-boi marinho - Trichechus manatus e o Gato-do-mato - Leopardus trigrinus com status de conservação “Em Perigo de Extinção”.
Adaptado de: Portal Correio